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quinta-feira, 11 de agosto de 2022

ANTROPOLOGIA ATIVIDADE 3 - FAM

 

Atividade Objetiva 3



 
Sinalizar pergunta: Pergunta 1
Pergunta 10,2 pts

Leia o texto a seguir:

 

Os preconceitos quanto à ascendência étnica combinados com ações discriminatórias aumentaram significativamente nos séculos 19 e 20 com a expansão do nacionalismo. Esse novo ambiente ideológico começou afetando a Europa e o Oriente Médio, embora rapidamente tenha se espalhado para outras regiões do mundo. O nacionalismo estimulou novos projetos políticos que levariam à reinvenção ou à afirmação de identidades, além da divisão ou fusão de Estados organizados de acordo com a lógica imperial ou com a tradição local. A enorme reorganização política e social do período teve o seu impacto sobre preconceitos étnicos. A definição de inimigo ou inimigos se assentava nas discordâncias nacionais, que incluíam pressupostos acerca da religião e da raça.

 

Fonte: BETHENCOURT, F. Racismos: Das Cruzadas ao século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. p. 291.
A propósito da relação entre nacionalismos e preconceitos, é possível afirmar que:
Grupo de escolhas da pergunta
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 2
Pergunta 20,2 pts

Leia o texto a seguir:

 

O racismo distingue-se do etnocentrismo por não se referir de forma abstrata a bairros ou comunidades distantes desprezadas ou temidas; em geral, aplica-se a grupos com quem a comunidade de referência convive – grupos esses associados a regras de sangue ou de descendência. O etnocentrismo pode expressar desprezo por outra comunidade, mas aceita a inclusão de indivíduos dessa comunidade, ao passo que o racismo considera que o sangue afeta todos os elementos da comunidade em questão.

 

Fonte: BETHENCOURT, F. Racismos: Das Cruzadas ao século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. p.14

Com base no texto e em seus conhecimentos sobre etnocentrismo e racismo, analise as afirmativas a seguir:

 

I. Racismo e etnocentrismo não são sinônimos, embora ambos definam grupos e indivíduos como inferiores em relação a outro grupo específico.

 

II. O autor afirma que racismo e etnocentrismo são posicionamentos que geram julgamentos apenas a determinados indivíduos, sendo que tais julgamentos não são passíveis de prévia generalização para grupos.

 

III. O racismo é uma posição cientificamente válida, uma vez que é comprovada a diferença entre raças no interior da espécie humana.

 

IV. Racismo e etnocentrismo são noções que designam posições legítimas em sociedades democráticas, uma vez que são meras opiniões individuais, sem qualquer relação com violências estruturais praticadas sobre determinados grupos humanos.

 

É correto o que se afirma apenas em:
Grupo de escolhas da pergunta
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 3
Pergunta 30,2 pts

Veja as imagens e leia o texto a seguir:

 

Figura 1:

h.png

Lasar Segall, Emigrante debruçado na amurada (1929), xilogravura, 18x24,5cm.

 

Fonte: https://artsandculture.google.com/asset/emigrante-debru%C3%A7ado-na-amurada/VgFk2EY3rdvo_A?hl=fr (Links para um site externo.). Acesso em 05 jul. 2019.

 

Figura 2:

i.png

Johann Moritz Rugendas. Navio Negreiro (Negres a fond de calle) (1830), gravura, 35.50 x 51.30 cm.

 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Navio_negreiro_-_Rugendas_1830.jpg (Links para um site externo.). Acesso em 05 jul. 2019.

 

Texto:

 

Enquanto o estrangeiro via no trabalho assalariado um simples meio para iniciar “vida nova na pátria nova”, calculando libertar-se dessa condição o mais depressa possível, o negro e o mulato convertiam-se em um fim em si e para si mesmo, como se nele e por ele provassem a dignidade e a liberdade da pessoa humana. Introduziam, portanto, elementos morais no contrato de trabalho, altamente desfavoráveis em uma ordem social que timbrava por despojar a relação patrão-assalariado de obrigações e de direitos extra econômicos.

 

FERNANDES, F. A integração do negro na sociedade de classes. v. I. São Paulo: Ática, 1978. p. 29.

 

A primeira imagem retrata a chegada de um emigrante europeu que possivelmente foi integrado às lavouras de café ou ao comércio urbano no Brasil durante o final do século 19 e início do 20. A segunda imagem apresenta as condições em que os negros sequestrados vieram para o Brasil entre os séculos 16 e 17 para serem integrados ao trabalho escravo nas lavouras de cana de açúcar. O texto de Florestan Fernandes, por sua vez, procura diferenciar o sentido que o trabalho livre passou a ter para os descendentes de escravos no Brasil. A propósito da situação do negro no Brasil, assinale as afirmativas corretas. A respeito das imagens e do texto, analise as afirmações a seguir:

 

I. As duas imagens retratam de maneira semelhante as dificuldades presentes na emigração europeia e na emigração africana para o Brasil.

II. A partir da leitura do texto de Florestan Fernandes e da obra de Rugendas é possível afirmar que os negros escravizados e seus descendentes foram incorporados de maneira desigual no mercado de trabalho em relação aos emigrantes europeus que vieram para o território brasileiro.

III. Após a abolição, ocorrida em 1888, descendentes de negros escravizados e europeus passaram a disputar posições em pé de igualdade no mercado de trabalho então emergente.

IV. O peso do passado colonial do negro escravizado em território brasileiro permaneceu presente quando da abolição, resultando em precarização e desigualdades que se estenderam mesmo quando do advento do trabalho assalariado no país.

 

É correto apenas o que se afirma em:

Grupo de escolhas da pergunta
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 4
Pergunta 40,2 pts

Leia o texto a seguir:

 

Parece simples definir quem é negro no Brasil. Mas, num país que desenvolveu o desejo de branqueamento, não é fácil apresentar uma definição de quem é negro ou não. Há pessoas negras que introjetaram o ideal de branqueamento e não se consideram como negras. Assim, a questão da identidade do negro é um processo doloroso. Os conceitos de negro e de branco têm um fundamento etno-semântico, político e ideológico, mas não um conteúdo biológico. Politicamente, os que atuam nos movimentos negros organizados qualificam como negra qualquer pessoa que tenha essa aparência. É uma qualificação política que se aproxima da definição norte-americana. Nos EUA não existe pardo, mulato ou mestiço e qualquer descendente de negro pode simplesmente se apresentar como negro. Portanto, por mais que tenha uma aparência de branco, a pessoa pode se declarar como negro.

 

MUNANGA, K. Entrevista. Revista Estudos Avançados, v. 18, n. 50, 2004.

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

 

I. A população negra brasileira majoritariamente sempre assumiu sua identidade étnica ao longo da história, a despeito da ideologia do branqueamento que prevalece no país.

 

PORQUE

 

II. A definição da identidade negra possui, sobretudo, fundamento étnico-semântico, político e ideológico, de modo que, nos Estados Unidos, a cor da pele não é o principal elemento que demarca quem é e quem não é considerado negro.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Grupo de escolhas da pergunta
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 5
Pergunta 50,2 pts

Leia o texto a seguir:

 

A diversidade genética é absolutamente indispensável à sobrevivência da espécie humana. Cada indivíduo humano é o único e se distingue de todos os indivíduos passados, presentes e futuros, não apenas no plano morfológico, imunológico e fisiológico, mas também no plano dos comportamentos. É absurdo pensar que os caracteres adaptativos sejam no absoluto “melhores” ou “menos bons”, “superiores” ou “inferiores” que outros. Uma sociedade que deseja maximizar as vantagens da diversidade genética de seus membros deve ser igualitária, isto é, oferecer aos diferentes indivíduos a possibilidade de escolher entre caminhos, meios e modos de vida diversos, de acordo com as disposições naturais de cada um. A igualdade supõe também o respeito do indivíduo naquilo que tem de único, como a diversidade étnica e cultural e o reconhecimento do direito que tem toda pessoa e toda cultura de cultivar sua especificidade, pois fazendo isso elas contribuem a enriquecer a diversidade cultural geral da humanidade.

 

Fonte: MUNANGA, K. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. 05 nov. 2003. Disponível em: https://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2014/04/Uma-abordagem-conceitual-das-nocoes-de-raca-racismo-dentidade-e-etnia.pdf (Links para um site externo.). Acesso em: 05 jul. 2019).
A partir do texto, avalie a alternativa que está de acordo com os argumentos apresentados pelo autor:
Grupo de escolhas da pergunta

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