Leia o texto abaixo:
Nas últimas três décadas, a indústria automobilística vem passando por várias e importantes mudanças. Nos anos 1970, o oligopólio automobilístico foi abalado pela emergência das montadoras japonesas no cenário internacional e subsequentemente pela introdução dos inovadores métodos de organização e de gestão da produção criados e desenvolvidos pela Toyota. Nos anos 80, marcou-se o início do processo de difusão do sistema toyotista de produção e, a introdução e difusão das técnicas de produção flexível. Viabilizadas pelos avanços da microeletrônica, as tecnologias de produção flexível criaram - juntamente com as inovadoras formas de organização da produção - grandes oportunidades para a introdução de inovações no setor automobilístico, tanto no processo produtivo quanto nos próprios produtos. Os anos 90 foram marcados pela globalização do conhecimento e consequentemente o aumento da competividade intensificado até os dias atuais. No ano 2000, o uso e expansão da tecnologia trouxe inovações principalmente no desenvolvimento das chamadas tecnologias automotivas avançadas.
CARVALHO, Enéas Gonçalves de. Inovação tecnológica na indústria automobilística: características e evolução recente. Econ. soc., Campinas , v. 17, n. 3, p. 429-461, Dez. 2008 (adaptado). Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182008000300004&lng=en&nrm=iso (Links para um site externo.)
Acesso em: 19 de junho de 2019
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. Qualidade e a Inovação tiveram boa parte de sua discussão inicial centrada nas Indústrias automobilísticas japonesas. Os estudos continuam sendo feitos no sentido de se produzir em escala (grandes quantidades) as peças sem qualquer tipo de erro, alta durabilidade reconhecida pela qualidade a um preço bem competitivo.
II. A tecnologia veio com a entrada de novos sistemas, otimização de controles e atividades físicas para também começar a gerar resultados com sua aproximação do capital intelectual. Muitos robôs têm sido desenvolvidos para reproduzir o cérebro humano na orientação de atitudes, comportamentos e recentemente decisões.
III. O comportamento da sociedade tal como comentado nas Teorias pós Sistemas continua sendo impactado pelas tecnologias e, para tanto, estão sendo retomadas e aprimoradas as Teorias de Motivação e outras destinadas a manutenção e incentivo do capital humano.
IV. A responsabilidade social surge em disputa com a ética retratando comportamentos e valores humanísticos de sobrevivência das organizações, mas tais ações são meramente ilustrativas e não são relevantes no contexto internacional.
É correto apenas o que se afirma em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário