Wikipedia

Resultados da pesquisa

sábado, 4 de dezembro de 2021

AO2 - EMPREENDEDORISMO - FAM

 

AO2

Iniciado: 4 dez em 17:23

Instruções do teste

Importante:

Caso você esteja realizando a atividade através do aplicativo "Canvas Student", é necessário que você clique em "FAZER O QUESTIONÁRIO", no final da página.

 
Sinalizar pergunta: Pergunta 1
Pergunta 10,6 pts

O texto abaixo fala da importância e razão da inovação:

“Primeiramente devemos entender o que é inovação. Inovação vai muito além de criar um novo produto, ou ter uma ideia que vá mudar o negócio de sua empresa. Inovação pode ser a criação de um novo produto ou serviço, mas também pode ser a criação de novos modelos de negócios, entrar em novos mercados, novas formas de gestão, desenvolvimento de marca, criação de canais de distribuição, criação de plataformas tecnológicas, etc.

Inovação é transformar novas ideias (produto, processo, cliente, canal de distribuição, etc) em resultados. Além disso, a inovação deve estar alinhada com a estratégia da empresa, precisa ser induzida por ferramentas e metodologias específicas e ser um processo continuado e gerenciado.”

Fonte: https://administradores.com.br/artigos/por-que-as-empresas-devem-inovar (Links para um site externo.)

Refletindo acerca da importância da inovação, podemos afirmar corretamente que:

Grupo de escolhas da pergunta
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 2
Pergunta 20,6 pts

(FAU, Prefeitura de Ivaiporã/PR, 2017, adaptado) Sabemos que nos dias atuais o processo de inovação é vital para as organizações que já estão atuando no mercado, assim como os novos empreendimentos que desejam alcançar o sucesso. Um dos fatores mais importantes para que os negócios cresçam é a capacidade das organizações em transformar novas ideias em produtos ou serviços de sucesso.

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Uma organização pode inovar em produtos novos que colocará no mercado, mas também pode inovar em processos e controles produtivos.

PORQUE

II. As organizações que não inovam tendem a não permanecer no mercado por muito tempo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Grupo de escolhas da pergunta
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 3
Pergunta 30,6 pts

O empreendedorismo exige do empreendedor não só a geração de ideias, mas também a captação de oportunidades. Ao empreendedor cabe ter a ciência de que no mundo dos negócios concorrentes aparecerão tão logo sua nova ideia seja percebida. Sendo assim, avaliar os cenários existentes, captando a percepção dos clientes, pode ajudá-lo a entender as necessidades desse mercado e identificar oportunidades valiosas.

Sobre o conceito de ideia e oportunidades, avalie as asserções a seguir:

I. O conceito de ideia e oportunidade são iguais, pois toda boa ideia é sempre uma oportunidade de negócio.

PORQUE

II. Toda oportunidade para ser aproveitada requer uma grande quantidade de recursos financeiros.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Grupo de escolhas da pergunta
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 4
Pergunta 40,6 pts

A imagem abaixo apresenta um Kombi adaptada para servir alimentos e que hoje chamamos de “food truck”, avalie as afirmações a seguir.

kombi-2.jpg

Fonte:: https://www.rd.com/food/secrets-food-truck-employees-dont-tell-you/ (Links para um site externo.)

I – Nesse tipo de empreendimento, o proprietário, até a consolidação do seu negócio, deverá dedicar boa parte do seu tempo de vida.

II – Atuar nesse ramo de alimentação é uma forma de evitar problemas e não assumir as responsabilidades como empreendedor.

III – A busca por tal negócio envolvendo o “food truck” é uma forma de possuir um empreendimento que proporciona uma renda estável e dias fixos de trabalho.

É correto o que se afirma em:

Grupo de escolhas da pergunta
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 5
Pergunta 50,6 pts

Leia o trecho de um texto que aborda a questão do estudo para o empreendedor:

Seja entre os especialistas, seja entre os empreendedores de sucesso — que colecionam as mais diversas formações —, sobram argumentos para a defesa de qualquer tese sobre a necessidade ou não de cursos e diplomas. Em um país como o Brasil, no entanto, questionar a validade da educação é no mínimo arriscado. Senão, vejamos: os brasileiros ocupam hoje a assombrosa 88a posição no Relatório de Monitoramento Global da Unesco, que observa o desempenho de 127 países em relação a metas de qualidade para a educação. Mais: embora sejamos hoje um dos paí­ses em que mais aumentaram os investimentos em educação, ainda temos 600 mil crianças fora da escola. “Empreendedor precisa estudar, sim. Não é preciso ter MBA para abrir uma empresa, mas o conhecimento é um combustível para o sucesso dos negócios”, diz Juliano Seabra, diretor de pesquisa e educação da Endeavor no Brasil. 

Fonte: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI246720-17152,00-EMPRESARIO+PRECISA+ESTUDAR+TRECHO.html

Levando em consideração os estudos quanto a figura do empreendedor,  verifique as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 

I. O estudo é parceiro do individuo em uma atitude empreendedora e vai ao encontro que o conhecimento pode proporcionar melhor condução na criação de um negócio.

PORQUE

II. Uma das atitudes importantes do bom empreendedor está no planejamento das  suas ações, por conseguinte,  o conhecimento torna-se uma base para não correr riscos extremos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Grupo de escolhas da pergunta
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 6
Pergunta 60,6 pts

Leia o trecho de um texto que fala da influência do ambiente macro: 

Quando falamos no macroambiente dentro de uma empresa, estamos nos referindo ao que acontece além do seu espaço interno e levando em conta todas as variáveis externas que impactam direta e indiretamente naquele negócio. Este conjunto de elementos permeia aspectos econômicos, populacionais, geográficos, jurídicos, tecnológicos e sociais, por exemplo, e como tal estar atento a todos eles é fundamental para que uma organização possa existir.

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/as-7-dimensoes-do-macroambiente-dentro-de-uma-empresa/ (Links para um site externo.)

De posse do texto e dos estudos realizados quanto a esse tema, podemos afirmar que o nível educacional de uma população e saúde fazem parte da variável: 

Grupo de escolhas da pergunta
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 7
Pergunta 70,6 pts

Analise a imagem e leia a observação subsequente. 

A imagem abaixo apresenta três maneiras de inovação: 

AO2_VF_Q2.jpg
Imagem disponível em <https://pahpoom.wordpress.com/2012/06/08/a-inovacao-se-divide-em-3-tipos/> Acesso em 03/09/2021.


A ideia de inovação é crucial para o empreendedorismo e a figura acima apresenta uma forma de identificar diferentes tipos de inovação.


Pensando na ideia apresentada na figura e a concepção de inovação, assinale a opção correta.

Grupo de escolhas da pergunta
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 8
Pergunta 80,6 pts

Leia o texto a seguir.

O trecho do texto abaixo foi extraído de um site que fala de negócios que terão sucesso nos próximos anos: 

“Venda de cosméticos naturais e artesanais.
Na onda da consciência ambiental e busca por produtos sustentáveis, os cosméticos naturais ganham destaque no mercado de beleza.
Segundo um estudo da plataforma Teads publicado em 2020 na Brazil Beauty News, 62% dos brasileiros acreditam que os cosméticos deveriam ser formulados apenas com ingredientes naturais e orgânicos.
Apesar de ser recente no Brasil, o segmento tem grande potencial de crescimento para 2021, pois está em sintonia com as mudanças de hábitos dos consumidores pós-pandemia.
Na opinião de Thiago Pissaia, idealizador da marca curitibana de cosméticos artesanais Nesh, a população está buscando a naturalidade dos produtos que eram vendidos nas décadas de 1940 e 1950, que tinham menos aditivos químicos e não representavam riscos à saúde.
Em entrevista ao DC Mais de 2020, ele afirma que as principais tendências atuais são sabonetes, xampus e condicionadores produzidos com ativos naturais e sem a adição de elementos nocivos ou ingredientes sintéticos em sua composição.
Outra tendência interessante é a dos xampus e condicionadores sólidos, que têm efeito superior ao dos líquidos e dispensam o plástico da embalagem.”

Fonte: Disponível em:<https://blog.contaazul.com/negocios-em-alta> Acesso em 03 mar 2021. 


No campo do empreendedorismo podemos considerar que há um universo de ideias e um campo de oportunidades.  Podemos afirmar que a reportagem acima constitui uma 

Grupo de escolhas da pergunta
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 9
Pergunta 90,6 pts

Leia o trecho de um texto que aborda a importância de um Plano de Negócio: 

“Não é nenhuma novidade que é de grande importância elaborar um plano de negócio para todo novo negócio. Mais do que isso: que todo tipo de negócio (empresa, produto, serviço, etc.), seja novo ou já existente, necessita de um bom plano de negócios. Mas então fica a dúvida: qual a real importância de um plano de negócio? Ele realmente faz diferença na construção e na condução do negócio ou é apenas uma boa prática que pode ser deixada de lado?
Uma simples analogia pode nos ajudar. Imagine que você tem o sonho de realizar algo grandioso “e acredita realmente que ele pode ser importante não só para você, mas também para outras pessoas. Não é preciso muita coisa para torná-lo realidade – assim você imagina – basta anotar essa ideia no papel para não perdê-la e seguir o caminho óbvio para torná-la real: desenvolver o produto ou serviço, apresentá-lo ao mercado e vender para os clientes que aparecerão. E conforme o dinheiro entrar, você estrutura melhor seu projeto e expande sua atuação. Simples, não?"

Fonte: Disponível em:<https://www.intelliplan.com.br/a-importancia-de-um-plano-de-negocio> Acesso em 3 mar 2020.

 

Qual das alternativas abaixo mostra um item fundamental em um plano de negócio?

Grupo de escolhas da pergunta
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 10
Pergunta 100,6 pts

Dentro das diretrizes estratégicas observamos a missão, visão e valores. Leia um pequeno texto extraído de um site:

“Missão, Visão e Valores são três fatores fundamentais para a elaboração de um Planejamento Estratégico e, mais do que isso: estas definições são importantes pois servem como direcionadores para todas as decisões a serem tomadas pelos gestores no dia a dia. Elas servirão como base para definição de comportamentos, e devem deixar muito claro qual o caminho a ser seguido, e onde a empresa pretende chegar.”

Fonte: https://www.senior.com.br/blog/missao-visao-e-valores-de-uma-empresa-entenda-o-que-e-e-como-devem-ser-definidos/ (Links para um site externo.)

De posse da ideia apresentada no texto e do que abordamos quanto ao tema, analise as afirmativas a seguir:

I. Missão e Visão necessitam ser construídas de forma conjunta, pois não pode ocorrer falta de sintonia entre os dos fatores.

II. A Visão tem como ponto fundamental justificar ou oferecer ao público o compromisso da empresa.

III. Os Valores apresentados por uma empresa mostram ao público quais os pontos morais a serem seguidos em suas ações.

 É correto o que se afirma apenas em:

Grupo de escolhas da pergunta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AO2 - Sistemas Distribuidos - FAM - NOTA 10

  AO2   Sinalizar pergunta: Pergunta 1 Pergunta 1 Leia o texto abaixo:   Por conta da pandemia COVID – 19 (2020), Ana começou a trabalhar em...