A S 2 - F UN DA M E N T O S D E SO C I O LO GI A A PL I C A D A À S O R GA N I ZA Ç Õ E S
P E R GU NT A 1
1. A Sociologia de Max Weber é considerada uma Ciência compreensiva e explicativa. Na
sua concepção, compete ao sociólogo compreender e interpretar a ação dos
indivíduos, assim como os valores pelos quais os indivíduos compreendem suas
próprias intenções pela introspecção ou pela interpretação da conduta de outros
indivíduos.
Sobre a sociologia compreensiva de Max Weber, é CORRETO AFIRMAR que:
a. Segundo o método da Sociologia Compreensiva de Max Weber, há ênfase
metodológica sobre a sociedade como a unidade inicial da explicação para se
chegar a significados objetivos de ação social.
b. Na Sociologia Compreensiva de Max Weber, a primeira tarefa da Sociologia é
reformar a sociedade ou gerar algum tipo de teoria revolucionária. Weber herda
efetivamente um ponto de vista sociológico compreensivo imputado À Escola
Marxista.
c. Para Max Weber, a Sociologia está voltada unicamente para a compreensão
dos fenômenos sociais. Na Sociologia Compreensiva, o homem não consegue
compreender as intenções dos outros em termos de suas intenções
professadas.
d. no método compreensivo de Weber, os fenômenos sociais são considerados a
simples expressão de causas exteriores que se impõem aos indivíduos. Weber
define a Sociologia Compreensiva em termos de fatos sociais e não em termos
de atividade ou ação.
e. Max Weber entende por Sociologia Compreensiva uma Ciência que se propõe
a compreender a atividade social e, desse modo, explicar causalmente seu
desenrolar e seus efeitos. Para explicar o mundo social, importa compreender,
também, a ação dos seres humanos do ponto de vista do sentido e dos valores
0,15 pontos
P E R GU NT A 2
1. Sobre o Positivismo, como uma das formas de pensamento social, podemos afirmar
que:
I. É a primeira corrente teórica do pensamento sociológico, preocupada em definir o
objeto, estabelecer conceitos e definir uma metodologia.
II. Derivou-se da crença no poder absoluto e exclusivo da razão humana em conhecer
a realidade e traduzi-la sob a forma de leis naturais.
III. Foi um pensamento predominante na Alemanha, no século XIX, nascido,
principalmente, de correntes filosóficas da Ilustração.
IV. Nele, a sociedade foi concebida como um organismo constituído de partes
integradas e coisas que funcionam harmoniosamente, segundo um modelo físico ou
mecânico.
Assinale a alternativa CORRETA:
a. II, III e IV estão corretas.
b. I, II e III estão corretas.
c. I, II e IV estão corretas.
d. I e III estão corretas.
e. Todas as afirmativas estão corretas. Alternativa correta:C
0,15 pontos
P E R GU NT A 3
1. Segundo a Lei dos Três Estados, conceito fundamental na obra de Auguste Comte, a
evolução das concepções intelectuais da Humanidade percorreu três estados teóricos
distintos e consecutivos, a saber:.
a. Mitológico, teológico e filosófico.
b. Teológico, metafísico e científico.
c. Metafísico, abstrato e positivo.
d. Fetichista, teológico e positivo.
e. Mitológico, filosófico e científico.
0,15 pontos
P E R GU NT A 4
1. Auguste Comte (1798-1857) foi um pensador positivista que propôs uma nova Ciência
Social à Sociologia, que inicialmente foi chamada de Física Social. Sobre os princípios
dessa Ciência para esse autor, analise as afirmativas e segundo a veracidade e
assinale V para verdadeiro ou F para Falso.
( ) No estágio positivo, a vida social será explicada pela Filosofia, triunfando sobre
todas as outras formas de pensamento.
( ) A imposição da disciplina era, para os positivistas, uma função primordial da Escola,
pois ali os membros de uma sociedade aprenderiam, desde pequenos, a importância
da obediência e da hierarquia.
( ) A maturidade do espírito seria encontrada na Ciência; por isso, na Escola de
inspiração positivista, os estudos literários e artísticos prevalecem sobre os científicos.
( ) Defendeu a necessidade de substituir a educação europeia, ainda essencialmente
teológica, metafísica e literária, por uma educação positiva, conforme o espírito da
civilização moderna.
A sequência CORRETA é:
a. V, F, F, F.
b. V, V, V, F.
c. F, F, F, V.
d. F, V, F, V.
e. F, V, V. F.
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