S 1 - F UN DA M E N T O S D E SO C I O LO GI A A PL I C A D A À S O R GA N I ZA Ç Õ E S
P E R GU NT A 1
1. Em relação ao conhecimento científico, analise as seguintes assertivas quanto à veracidade – V para VERDADEIRO, ou F para FALSO:
I - O conhecimento é uma forma de compreender a realidade.
II - O conhecimento científico tem como base o conhecimento teológico.
III - O conhecimento empírico surge das experiências em laboratório.
IV - A Ciência pode ser definida como uma forma de investigação metódica e organizada.
As assertivas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE,:
a. V, F, F, V.
b. V, V, F, V.
c. F, V, F, V.
d. F, F, V, F.
e. V, V, F, F.
0,15 pontos
P E R GU NT A 2
1. O Positivismo foi uma das grandes correntes de pensamento social, destacando-se, entre seus principais teóricos, Augusto Comte e Émile Durkheim.
Sobre a concepção de conhecimento científico, presente no positivismo do século XIX, é CORRETO AFIRMAR:
a. A busca de leis universais só pode ser empreendida no interior das Ciências
Naturais, razão pela qual o conhecimento sobre o mundo dos homens não é científico.
b. Os fatos sociais fogem à possibilidade de constituírem objeto do conhecimento científico, haja vista sua incompatibilidade com os princípios gerais de objetividade do conhecimento e a neutralidade científica.
c. Apreender a sociedade como um grande organismo, a exemplo do que fazia o materialismo histórico, é rejeitado como fonte de influência e orientação para as investigações empreendidas no âmbito das Ciências Sociais.
d. A Ciência Social tem como função organizar e racionalizar a vida coletiva, o que demanda a necessidade de entender suas regras de funcionamento e suas instituições forjadas historicamente.
e. O papel do cientista social é intervir na construção do objeto, aportando à compreensão da sociedade os valores por ele assimilados durante o processo de socialização obtido no seio familiar.
0,15 pontos
P E R GU NT A 3
1. Um das importantes preocupações sociológicas é a questão a respeito dos fatores que tornam possível a existência e a evolução das sociedades. A ideia de “conflito” assume uma posição contraditória, por este ser considerado ora “motor das transformações”, ora fator que “deixa a sociedade estagnada” e impede a evolução.
Em relação às consequências do conflito para a sociedade, é CORRETO AFIRMAR:
a. Para Karl Marx, o regime capitalista é capaz de produzir cada vez mais. A despeito desse aumento das riquezas, a miséria continua sendo a sorte da maioria. Essa contradição irá gerar conflitos que, mais cedo ou mais tarde, desencadearão um processo de reforma da sociedade, que a reorganizará com critérios científicos.
b. Para Karl Marx, a supressão das contradições de classe deve levar logicamente ao desaparecimento do Estado, pois este é um dos subprodutos ou a expressão dos conflitos sociais.
c. O marxismo exclui a possibilidade de haver um paralelismo entre o desenvolvimento das forças produtivas, a transformação das relações de produção, a intensificação da luta de classes e dos conflitos que marcam a marcha para a revolução.
d. Durkheim diz que os conflitos entre trabalhadores e empresários demonstram a falta de organização ou a anomia parcial da sociedade moderna, que deve ser corrigida com uma revolução do proletariado, que restaure o consenso social.
e. Durkheim acredita que a forma como os indivíduos se organizam socialmente para produzir determina a sua visão de mundo; ou seja, ele acredita que não é a consciência dos homens que determina a realidade, mas, o contrário, é a realidade social e, principalmente, seus conflitos que determina a consciência coletiva.
0,15 pontos
P E R GU NT A 4
1. A Sociologia nasce no século XIX, com o objetivo de combater a visão de mundo predominante nesse período, defendendo o estudo da ação coletiva e social. Assim, o objeto de estudo da Sociologia é definido como um conjunto de relacionamentos, que os homens estabelecem entre si, na vida em sociedade, num determinado contexto histórico. Na tirinha a seguir, percebe-se um objeto de estudo da Sociologia, que representa o modo de pensar, sentir e agir de um grupo social:
a. Igualdade.
b. Individualismo.
c. Liberdade.
d. Coerção.
e. Solidariedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário