Wikipedia

Resultados da pesquisa

quarta-feira, 14 de junho de 2023

AO2 - Meio Ambiente, Sociedade e Cidadania - FAM nota 6 de 6

AO2


Instruções do teste

Importante:

Caso você esteja realizando a atividade através do aplicativo "Canvas Student", é necessário que você clique em "FAZER O QUESTIONÁRIO", no final da página.

 
Sinalizar pergunta: Pergunta 1
Pergunta 1

Leia os seguintes textos, que revelam duas perspectivas sobre o conceito de meio ambiente:

 

TEXTO I:

Numa ótica estritamente sociológica, Weber afirma que a natureza constitui o produto de representações oriundas diretamente de sistemas de valores presentes nos sistemas sociais e no interior de grupos que os integram. A natureza constitui um espelho social.

Fonte: PHILIPPI JR., A.; SILVEIRA, V. F. Saneamento ambiental e ecologia aplicada. In: PHILIPPI JR., A.; ROMÉRO, M. A.; BRUNA, G. C. Curso de Gestão Ambiental. Barueri: Manole, 2014. p. 77.

 

TEXTO II:

É indispensável (re)pensar o mundo natural como uma realidade concreta [...]. Isso significa também pensar o meio ambiente como realidade histórica, em seus aspectos naturais acrescidos das transformações feitas pelo ser humano (indivíduo e sociedade) e, também, como uma realidade social.

Fonte: COIMBRA, J. A. A. Linguagem e percepção ambiental. In: PHILIPPI JR., A.; ROMÉRO, M. A.; BRUNA, G. C. Curso de Gestão Ambiental. Barueri: Manole, 2014. p. 516.

 

 

A partir dos excertos acima, analise as afirmações a seguir:

 

I. A natureza, ou meio ambiente, constitui um conceito científico, cujo entendimento independe da realidade histórica ou social em que se encontra.

II. A relação entre homem e mundo natural é determinada pelo momento social vivenciado.

III. As transformações feitas pelo ser humano na natureza são inevitáveis e intrínsecas.

 

É verdadeiro o que se afirma em:

Grupo de escolhas da pergunta
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 2
Pergunta 2

Leia o texto a seguir:

 

A noção de sustentabilidade urbana, ao unir dois termos difíceis de precisar, carrega representações e valores que dependem sobremaneira dos discursos e argumentos mobilizados para defendê-la, os quais são colocados em disputa pela expressão que se pretende a mais legítima. Podem ser apontadas três representações principais sobre a sustentabilidade urbana, centradas em visões diferenciadas das cidades:

  1. A representação técnico-material das cidades procura responder às contradições entre a lógica de acumulação capitalista e o ideal ambientalista de sustentabilidade – assim, ele reforça o papel do próprio mercado como regulador das atividades urbanas, ao aliar produtividade e eficiência.
  2. A representação da cidade como espaço de qualidade de vida amplia o campo de valores contemplados – não basta ser produtiva e eficiente, a cidade deve ser o ambiente agradável para seus cidadãos, além de ser o local de realização de suas identidades.
  3. A representação da cidade como espaço de legitimação das políticas urbanas aponta que não basta garantir a eficiência e mesmo a satisfação dos interesses individuais dos citadinos, pois é preciso que o projeto de cidade possa superar os conflitos urbanos por meio da adesão aos princípios que orientam as políticas urbanas.

 

Os três tipos de representação tendem a se complementarem no plano prático, já que cada um deles atende às diversas demandas que marcam o contexto urbano atual.

 

Disponível em: http://www.ipea.gov.br/code2011/chamada2011/pdf/area7/area7-artigo41.pdfLinks to an external site.

. Acesso em: 24 nov. 2020 (Adaptado)

 

A partir das informações contidas no texto acima, analise as afirmações que se seguem:

 

I. A ideia de sustentabilidade urbana é uma representação social e, como tal, pode ser analisada sob diversas perspectivas.

II. A representação técnico-material das cidades, ao aliar produtividade e eficiência, coloca de lado as questões ambientais.

III. A representação baseada na qualidade de vida amplia o horizonte analisado, incluindo a vida no campo como um ambiente mais agradável.

IV. Neste texto, as representações são apresentadas da menos abrangente à mais abrangente, o que pode ser verificado pelo uso da expressão “não basta”.

 

É verdadeiro apenas o que se afirma em:

Grupo de escolhas da pergunta
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 3
Pergunta 3

Leia o texto abaixo:

 

Há cinco reservas ambientais dentro da cidade de São Paulo que, neste verão, pela primeira vez, ficarão abertas para a visitação do público, que poderá fazer trilhas pela mata e, com sorte, cruzar com bugios ruivos, preguiças e até veados-catingueiros que vivem nos últimos santuários de mata virgem da metrópole. Essas reservas são parques naturais municipais, quatro deles no extremo sul do Município e um na zona leste, que até agora só podiam ser visitados com agendamento prévio e atraíam cerca de 50 visitantes por mês (na maioria de escoteiros, excursões de escolas e pesquisadores universitários). A legislação determina que essas áreas, que já existem como espaços de preservação há mais de duas décadas, tenham planos de manejo e uma integração com a cidade que só agora está saindo do papel.

Disponível em: https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,pela-1-vez-os-cinco-parques-naturais-paulistanos-serao-abertos-ao-publico,70003145272Links to an external site. . Acesso em 14 nov. 2020. (Adaptado)

 

A partir da leitura do texto acima, analise as afirmações que seguem.

 

I. O impacto ambiental causado pela sociedade refere-se às áreas urbanas e deve-se desconsiderar as rurais.

II. As praças e parques devem ter um lugar de destaque no planejamento urbano, uma vez que suas qualidades estéticas, paisagísticas e, também, ligadas à saúde da população são reconhecidas.

III. As áreas verdes urbanas são de responsabilidade dos municípios.

IV. Imóveis próximos ou com vistas para parques e praças não são valorizados, uma vez que áreas verdes são inúmeras em grandes cidades.

 

É verdadeiro apenas o que se afirma em:

Grupo de escolhas da pergunta
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 4
Pergunta 4

Leia o texto a seguir:

 

O conceito de cidadania é amplo e abrangente, pois depende do tempo e do espaço. Surgiu na Grécia Antiga para identificar o indivíduo pertencente ao grupo político local. O termo, de origem latina civitas, também tinha forte significado na Idade Antiga para o membro da comunidade romana participante da política. Como herança desse conceito, com o decorrer do tempo, a palavra cidadania foi incorporada à ideia de nacionalidade, diferenciando o indivíduo que pertence ao Estado do estrangeiro. Em uma abordagem mais moderna, compreende-se a cidadania como um conceito jurídico relacionado ao exercício de direitos e deveres civis, políticos e sociais.

 

Fonte: TERRA, M. L. E. Humanidades, ciências sociais e cidadania. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014. p. 101.

 

A partir do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. O termo cidadania representa uma ideia que retrata os valores e as vivências de uma determinada sociedade.

                                                                                                    

PORQUE

 

II. O significado de cidadania é restrito, uma vez que abarca os direitos e deveres nos campos social, civil e político.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Grupo de escolhas da pergunta
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 5
Pergunta 5

Leia o texto abaixo:   

Refletindo sobre as premissas das abordagens tradicional e egocêntrica de gestão com relação à ética e responsabilidade social corporativa, nota-se um aspecto praticamente ignorado pelos pesquisadores. O consumo responsável trata da responsabilidade do ato de consumo e, por conseguinte, das pessoas na condição de consumidores. A educação do consumidor para o consumo responsável deve considerar dimensões ambientais, econômicas e sociais. Para tal transformação, há uma questão permanente que o consumidor deve se fazer: por que comprar?

Fonte: ASHLEY, Patricia Almeida (cood). Ética e Responsabilidade Social nos Negócios.

 

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. O modelo linear de produção, no qual se segue as ações extração-produção-consumo-descarte, é sustentável.

 

PORQUE

 

II. A regeneração da natureza tem uma velocidade igual a nossa capacidade de consumo.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

 

Grupo de escolhas da pergunta
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 6
Pergunta 6

Leia o texto baixo:

Em uma conversa informal, referente à administração pública no Brasil, possivelmente ouviremos os dizeres:

- Não funciona!

- Há muita burocracia!

Muitos não sabem, no entanto, a origem dessa relação pouco amistosa. Os portugueses, quando chegaram para administrar o Brasil, trouxeram um modelo que tinha como principal característica a não distinção entre o que pertencia ao Estado e o que pertencia ao detentor do poder, no caso de Portugal, o rei Dom Manuel I. Além disso, o rei era quem indicava os funcionários públicos que exerciam as funções do Estado, geralmente pessoas próximas a ele como amigos, parentes ou membros da nobreza. Eram esses funcionários, os responsáveis pela justiça, pela elaboração de leis e pela ordem.

O texto descreve qual forma de administração típica do estado absolutista europeu?

Grupo de escolhas da pergunta
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 7
Pergunta 7

Leia o texto abaixo:

Projeto pedagógico inovador alia metodologias ativas aos 17 objetivos da Agenda 2030, da ONU

Aulas restritas às salas de aula, carteiras enfileiradas, professores como únicos detentores do saber e outros aspectos, cada vez mais vão dando lugar a novas formas de ensinar e aprender. Ao invés disso, alunos organizados em diferentes agrupamentos, ocupando ambientes diversos, questionando e experimentando novos recursos e estratégias. As metodologias ativas são catalisadores dessa transformação, utilizadas não como um fim em si mesmo, mas para potencializar a aprendizagem profunda, promover engajamento e, mais que isso, para propiciar o desenvolvimento da autonomia e da consciência sobre o processo de aprendizagem.

 

A partir das informações contidas no texto acima, analise as afirmações que se seguem:

 

I. Na Agenda 2030 foram estabelecidos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), uma agenda voltada à ecologia e ao estímulo ao desenvolvimento industrial.

II. A Agenda 2030 é composta de uma Declaração, na qual é exposta que uma de suas metas é estimular e apoiar ações em áreas industriais de importância crucial para a humanidade.

III. A Agenda 2030 não tem peso de lei internacional, porém espera-se que os países estabeleçam um arcabouço nacional que permita alcançar os objetivos até o ano de 2030.

IV. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são integrados e indivisíveis, mesclando de forma equilibrada as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

 

É verdadeiro apenas o que se afirma em:

Grupo de escolhas da pergunta
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 8
Pergunta 8

Leia o texto abaixo:

A cidadania é notoriamente um termo associado à vida em sociedade. Sua origem está ligada ao desenvolvimento das pólis gregas, entre os séculos VIII e VII a.C. A partir de então, tornou-se referência aos estudos que enfocam a política e as próprias condições de seu exercício, tanto nas sociedades antigas quanto nas modernas. Por outro lado, as mudanças nas estruturas socioeconômicas, incidiram, igualmente, na evolução do conceito e da prática da cidadania, moldando-os de acordo com as necessidades de cada época [...]

Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24065_12317.pdfLinks to an external site.

. Acesso em: 04 dez 2020.

 

A partir do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. A expansão da cidadania se desenvolveu ao longo dos tempos, no século 18 foi marcado pelos direitos civis, no século 19 foram agregados direitos políticos, e o século 20 os direitos sociais.

 

PORQUE

 

II. O conceito de cidadania, atualmente, é fixo, e estabelece-se pela lei.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Grupo de escolhas da pergunta
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 9
Pergunta 9

Leia o texto abaixo:

Quando a vida humana surgiu na Terra, a lei que reinava era a da sobrevivência e, para tanto, o homem fora movido a utilizar todos os recursos que estavam ao seu alcance (internos e externos). Noutras palavras, o que importava era comer, beber, abrigar, dormir, reproduzir e se defender. Não há a noção entre o certo e o errado, justo e o injusto, bem e o mal, virtude e o vício, amizade e inimizade, meu e o seu (muito menos o nosso). Impossível, ainda, entender minimamente os atos e suas consequências. Portanto, inexiste responsabilidade. A vida é puramente instintiva.

 

Disponível em: https://jus.com.br/artigos/61248/ideias-sobre-a-origem-da-sociedade-civil. Acesso em: 20 nov. 2020

A partir do texto acima, analise as afirmações a seguir:

 

I. O homem adaptou-se nesse início de sociedade civil criando ferramentas que o ajudasse a superar suas limitações físicas.

II. O ser humano tem a capacidade de transmitir seu aprendizado a seus semelhantes, assim, acumula conhecimento proporcionando o aperfeiçoamento de suas estratégias para sua sobrevivência.

III. Grupos humanos pré-históricos sempre viveram em sociedade e comiam apenas vegetais.

 

É verdadeiro o que se afirma em:

Grupo de escolhas da pergunta
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 10
Pergunta 10

Leia o texto a seguir:

 

Há momentos em que um conceito que parecia velho, em desuso, e até superado se impõe [...] é o caso do castigado termo patrimonialismo, utilizado pela primeira vez pelo sociólogo alemão Max Weber (1864-1920) ainda em finais do século 19. Derivado da palavra patrimônio, que evoca o sentido de propriedade privada, o termo sugere a importância do lugar patrimonial, do espaço individual, que se destaca diante das causas públicas e comuns. Mas as teses de Weber não se limitam ao uso particular do conceito. Nas mãos desse teórico, o termo ganha um sentido mais amplo, remetendo a uma forma de poder em que as fronteiras entre as esferas públicas e privadas se tornam tão nebulosas, que acabam por se confundir. Patrimonialismo passou a designar, então, a utilização de interesses pessoais, e destituídos de ética ou moral, por meio de mecanismos públicos. Mas, atenção, não vale o seu contrário: o uso de bens privados em prol da vontade pública. Nesse caso, a ordem dos fatores altera, e muito, o produto.

Fonte: https://www.nexojornal.com.br/colunistas/2017/Da-cor-da-cordialidade-sobre-fi%C3%A9is-e-infi%C3%A9isLinks to an external site.. Acesso em: 15 nov. 2020.

 

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. O conceito de patrimonialismo confunde as instâncias nacionais e internacionais, tornando seu significado confuso e nebuloso, o que se justifica ser um termo em desuso.

 

PORQUE

 

II. O patrimonialismo pode ser entendido sob dois aspectos: no âmbito particular, referindo-se à valorização da propriedade individual, e no âmbito público, referindo-se a uma forma de organização de poder.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Grupo de escolhas da pergunta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AO2 - Sistemas Distribuidos - FAM - NOTA 10

  AO2   Sinalizar pergunta: Pergunta 1 Pergunta 1 Leia o texto abaixo:   Por conta da pandemia COVID – 19 (2020), Ana começou a trabalhar em...