Wikipedia

Resultados da pesquisa

domingo, 9 de abril de 2023

Inteligência no Negócio - Atividade 3 - FAM

 

Atividade Objetiva 3


 
Sinalizar pergunta: Pergunta 1
Pergunta 12 pts

Leia os textos abaixo:

Texto 1:

 No universo corporativo, conhecer os contextos em que o país e o mundo se encontram – tanto em nível político quanto econômico, social e tecnológico – é essencial para a fundamentação de boas estratégias de negócio. A má interpretação ou o desconhecimento dessas circunstâncias pode levar a decisões equivocadas, muitas vezes sem volta, afetando o futuro de uma empresa. Por isso, transformar dados dispersos em um diferencial competitivo  pode ser crucial para a construção de um bom planejamento e, consequentemente, para o bom desempenho da sua marca no mercado.

(Fonte: Disponível aquiLinks to an external site.. Acesso em: 27 jul. 2020).

Texto 2:

Inteligência de mercado é uma estratégia de marketing que consiste na coleta de dados e informações para obter insights. A empresa deve buscar maneiras de reunir esses dados para poder analisá-los e, então, obter as ideias para aperfeiçoar o próprio negócio.

(Fonte: Disponível aquiLinks to an external site.. Acesso em: 27 jul. 2020).

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações abaixo sobre gestão do conhecimento e inteligência mercadológica:

  1. Business Intelligence (BI) trabalha com dados e informações que serão transformados em conhecimentos utilizados em análises mercadológicas.
  2. Para se obter uma boa análise mercadológica é preciso que a gestão de conhecimento seja estruturada e vise o desenvolvimento de competências internas.
  3. Além de realizar análises pertinentes aos movimentos da concorrência, a inteligência mercadológica deve ser desenvolvida para o bom aproveitamento da comunicação digital.

É correto o que se afirma em:

Grupo de escolhas da pergunta
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 2
Pergunta 22 pts

Leia o texto abaixo:

Ao contrário do que muita gente pensa,   Inteligência Competitiva e Inteligência de Mercado têm as suas particularidades – por mais que a preocupação em ambos os processos seja transformar dados e informações em conhecimento para a tomada de decisões mais eficazes e para a construção de estratégias inteligentes.[...] As empresas que têm foco em competição de mercado a partir do desenvolvimento de novas tecnologias, patentes e estratégias sólidas acabam voltando seus esforços para a Inteligência Competitiva. Já as empresas que se preocupam com o mercado mais objetivamente, incluindo a análise das ações da concorrência e a construção de um relacionamento com o público, passam a adotar a Inteligência de Mercado como estratégia.

(Fonte: Disponível aquiLinks to an external site.. Acesso em: 28 jul. 2020) (adaptado).

 Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.

Grupo de escolhas da pergunta
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 3
Pergunta 32 pts

Leia o texto abaixo:

O ambiente externo das empresas é fortemente competitivo e dinâmico. “Vivemos um mundo de hipercompetição”, afirmam (Nikolaos e Evangelia, 2012)Links to an external site., o que exige maturidade para que empresas se protejam de forma antecipativa, ética e sustentável. Logo, é importante monitorar o mercado no qual a companhia se insere de modo a aproveitar oportunidades e evitar ameaças externas, uma vez que apenas a eficiência operacional interna não será suficiente para garantir a sobrevivência e a competitividade da empresa em longo prazo.

(Fonte: F.C. Almeida, P. Hirata. REGE – Revista de Gestão 23. São Paulo: 2016, p. 111 e 112. Disponível aquiLinks to an external site.. Acesso em: 27 jul. 2020)(adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações abaixo sobre o monitoramento e uso das constantes informações adquiridas pelas companhias:

  1. É preciso que o sistema de inteligência competitiva de uma empresa possuía objetivo no processo de filtrar e interpretar as diversas informações capturadas a partir de análises de mercado.
  2. As análises realizadas pela inteligência competitiva acompanham as informações do ambiente interno das companhias.
  3. Através de um método bem estruturado de inteligência competitiva, é possível que a empresa consiga prever e ponderar novos investimentos.

É correto o que se afirma em:

Grupo de escolhas da pergunta
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 4
Pergunta 42 pts

Leia o texto abaixo:

O dado além de não ser somente algo definido por um registro e um campo, pode ser mais do que isto, uma imagem, um comentário, um pedido, um vídeo, um comportamento, uma “curtida” etc. Com a inovação da internet no início dos anos 90, os dados começaram a crescer exponencialmente em função dos bancos de dados relacionais, sistemas de ERP e CRM, aumentos do número de documentos transacionais, e-mails, multiplicação de websites, clicks, links, mídias sociais, máquinas que começaram a aprender, captação de dados por sensores, ampliação das ferramentas de geolocalização, enfim, uma infinidade de novos dados surgiram de inúmeras fontes.

(Fonte: Disponível aquiLinks to an external site.. Acesso em: 28 jul. 2020.

Considerando o texto apresentado e a importância dos dados em um ambiente de negócios, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 

I. Verificar e avaliar a qualidade dos dados obtidos pelas ferramentas de Business Intelligence (BI) é de suma importância para as organizações.

                                                                                     PORQUE

II. Atualmente, os dados podem definidos por uma imagem, comentário ou até mesmo uma curtida e são essenciais para o desenvolvimento e ações de uma empresa.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

 

Grupo de escolhas da pergunta
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 5
Pergunta 52 pts

Leia o texto abaixo:

No início, o BI despertou dúvidas e desconfianças entre os gestores da época. Receios que com o tempo foram respondidos e bem esclarecidos através de sua efetividade no mercado. O fato é que hoje, felizmente, já não se discute mais o potencial de sua aplicabilidade, mas sim de como se beneficiar dessa poderosa solução. Casos de sucesso em centenas de empresas consolidam cada vez mais o BI no mercado, firmando-o de uma vez por todas como um recurso essencial à gestão. A solução proporciona o acompanhamento de tendências com base em informações históricas, comparativo de cenários e gerenciamento de metas e indicadores. Tudo isso em uma interface amigável com auxílio de gráficos e outros recursos visuais.

(Fonte: Disponível aquiLinks to an external site.. Acesso em: 27 jul. 2020).

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações abaixo sobre o Business Intelligence (BI), também conhecido como Inteligência no negócio:

  1. Business Intelligence (BI) utiliza diversas ferramentas que colaboram com a análise de informações de uma companhia.
  2. Business Intelligence (BI) pode ser utilizado para obter vantagens competitivas e auxiliar no desenvolvimento estratégico da empresa.
  3. Para a utilização de BI nas empresas é preciso o desenvolvimento ou compra de grandes aplicativos voltados para análise interna.  

É correto o que se afirma em:

Grupo de escolhas da pergunta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AO2 - Sistemas Distribuidos - FAM - NOTA 10

  AO2   Sinalizar pergunta: Pergunta 1 Pergunta 1 Leia o texto abaixo:   Por conta da pandemia COVID – 19 (2020), Ana começou a trabalhar em...