Wikipedia

Resultados da pesquisa

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

AO2 - Programação Orientada a Objetos

AO2 - Programação Orientada a Objetos - NOTA 4.8

 

 

Pergunta 1

 

Leia o texto a seguir:

Grupos de desenvolvimento de software podem usar uma abordagem modular de projeto e implementação orientados a objetos para que sejam muito mais produtivos do que com as técnicas anteriormente populares como “programação estruturada” — programas orientados a objetos são muitas vezes mais fáceis de entender, corrigir e modificar.

Fonte: DEITEL, H.; DEITEL, P. Java: como programar. 10. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2017, p. 8.

Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações abaixo:

I. A programação orientada a objeto é um conjunto de princípios, portanto pode ser aplicada em qualquer linguagem, desde que o programador siga seus princípios.

II. Programas orientados a objeto possuem melhor desempenho do que programas feitos utilizando apenas “programação estruturada”, ou seja, são mais rápidos e usam menos memória.

IV. Programas orientados a objeto possuem grande capacidade de reutilização de código, gerando códigos menores e fáceis de propagar correções ou novas funcionalidades.

Estão corretas as afirmações:

I e II, apenas.

III, apenas.

II e III, apenas.

I e III, apenas.

II, apenas.

 

 

Pergunta 2

 

Analise o código abaixo:

abstract class Pessoa {

public String nome;

public Pessoa(){

// ...

}

private void anda()

{

// ...

}

protected abstract void fala();

}

Considerando o código exposto acima, por que não podemos criar objetos da classe Pessoa?

Porque ela é uma classe abstrata e serve apenas para herança.

Porque ela não possui get e set para seu atributo.

Porque ela possui erros: atributo público e métodos private e protected.

Porque ela é uma interface.

Porque faltou implementar o método fala.

 

 

Pergunta 3

 

Leia o texto a seguir:

Assim como os desenhos de engenharia de um carro podem ser reutilizados várias vezes para fabricar muitos carros, você pode reutilizar uma classe muitas vezes para construir vários objetos. A reutilização de classes existentes   novas classes e programas economiza tempo e esforço. Também ajuda a construir sistemas mais confiáveis e eficientes, porque classes e componentes existentes costumam passar por extensos testes, depuração e ajuste de desempenho. Assim como a noção das partes intercambiáveis foi crucial para a Revolução Industrial, classes reutilizáveis são fundamentais para a revolução de software que foi estimulada pela tecnologia de objetos.

Fonte: DEITEL, H.; DEITEL, P. Java: como programar. 10. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2017, p. 9.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.

I. A programação orientada a objeto adota princípios como a abstração, o encapsulamento, a herança e o polimorfismo.

 

PORQUE

II. Os quatro princípios da programação orientada a objeto combinados dão origem ao princípio “Write Once, Run Anywhere”, em que o código é compilado uma única vez e pode ser reutilizado em qualquer computador.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.

As asserções I e II são proposições falsas.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 

Pergunta 4

 

Analise o código abaixo:

void foo (Automovel a) {

a.locomocao();

}

void bar () {

Conversivel c = new Conversivel();

foo(c);

}

Sabendo que Conversivel é subclasse de Automovel, analise as afirmações abaixo sobre o código:

I. Na função bar, c é um Automovel.

II. Na função foo, a é um Conversivel.

III. No método bar, o método sendo chamado na primeira linha é determinado em tempo de compilação.

IV. No método foo, o método sendo chamado na primeira linha é determinado em tempo de compilação.

São corretas as afirmações:

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I e III, apenas.

III e IV, apenas.

II e IV, apenas.

 

 

Pergunta 5

 

Leia o texto abaixo:

Ao desenvolver um sistema para controlar hidrômetros e relógios utilizados para registrar o consumo de água, é preciso observar se estes dois instrumentos possuem características e comportamento comuns. Neste contexto, o desenvolvedor utilizou alguns conceitos fundamentais da orientação a objetos, eles se referem à estrutura das classes para reutilização de código e outros estão relacionados ao chamamento de métodos com mesma assinatura, considerando as especificidades da operação dos hidrômetros.

Quais foram os conceitos de orientação a objetos implementados pelo desenvolvedor apresentado no texto acima?

Herança e polimorfismo.

Abstração e composição.

Composição e agregação.

Agregação e polimorfismo.

Herança e visibilidade.

 

Pergunta 6

 

Observe o código a seguir:

class Carregador {

float tensao;

float corrente;

float potencia;

public Carregador() {

// ...

}

public void carregar(Bateria b) {

// ...

 

}

}

Assinale a afirmação correta sobre o código acima:

Um dos atributos da classe Carregador é “Bateria”.

Existe outra classe chamada “Bateria”.

A classe Carregador sobrecarrega construtores.

Um dos atributos da classe Carregador é “carregar”.

Um dos métodos da classe Carregador é “corrente”.

 

Pergunta 7

 

Leia o texto abaixo:

Um método abstrato define a assinatura de um método, mas não fornece implementação. Uma subclasse deve fornecer sua própria implementação de cada método abstrato definido por sua superclasse. Portanto, um método abstrato especifica a interface do método, mas não a implementação. Embora as classes e métodos abstratos sejam úteis, podemos levar esse conceito um passo adiante. Em Java, podemos separar totalmente a interface de uma classe de sua implementação usando a palavra-chave interface.

Uma interface é sintaticamente semelhante a uma classe abstrata no fato de podermos especificar um ou mais métodos sem corpo. Estes métodos devem ser implementados por uma classe para que suas ações sejam definidas. Quando uma interface é definida, não há limite para o número de classes que podem implementá-la. Além disso, uma classe pode implementar qualquer número de interface.

Fonte: SCHILDT, H. Java para iniciantes: crie, compile e execute programas Java rapidamente, 6ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2015 (adaptado).

 

Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.

Uma interface, assim como uma classe abstrata, fornece os nomes dos métodos e os implementa, conforme indica o texto.

A partir do texto, compreende-se que um programa em Java pode instanciar uma interface.

A partir do texto, entende-se que as interfaces possuem atributos assim como as classes.

A partir do texto, entende-se que uma interface especifica o que deve ser feito, mas não como deve ser feito.

Segundo o texto, todos os métodos não precisam ser implementados pela classe que venha a utilizar uma determinada interface.

 

 

Pergunta 8

 

Leia o texto abaixo:

Uma classe na linguagem Java pode ser um tipo de dado usado pelo programador com a instrução class, ou um objeto já definido em algum pacote interno da linguagem. Uma classe possui a característica de agregar objetos, formando um conjunto de objetos (quando houver mais de um objeto definido em uma determinada classe), os quais possuem características de armazenamento de dados (seus atributos) e funcionalidades (seus métodos). Uma classe édeclarada com a instrução class, que possui a seguinte sintaxe:

<qualificador> class [<nome da classe>] {

<lista dos tipos e seus atributos)>

<lista dos métodos>

}

 

Fonte: MANZANO, J. A. N. G. Java 7: programação de computadores: guia prática de introdução, orientação e desenvolvimento. São Paulo: Érica, 2011.

O qualificador é um elemento opcional e quando usado, deve ser representado por

static ou void.

this.

public, abstract ou final.

int, float, double ou String.

public, private ou protected.

 

 

Pergunta 9

 

Leia o texto a seguir:

Quando uma classe implementa uma interface, o mesmo relacionamento “é um” fornecido por herança se aplica. A classe Employee implementa Payable, assim podemos dizer que um Employee é uma Payable. De fato, objetos de quaisquer classes que estendem Employee também são objetos Payable. Os objetos de quaisquer subclasses da classe que implementa a interface também podem ser pensados como objetos do tipo de interface.

Fonte: DEITEL, H.; DEITEL, P. Java: como programar. 10. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2017, p. 337. Adaptado.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções abaixo e a relação proposta entre elas:

I. Existe uma relação de polimorfismo entre uma classe que implementa uma interface e a interface, isso é, objetos da classe podem ser tratados como objetos“ da interface”.

PORQUE

II. A relação entre uma classe e uma interface pode ser utilizada para realizar herança, transmitindo códigos prontos, como métodos, que podem ser utilizados pelos objetos de suas subclasses, apesar de ser impossível instanciar objetos de uma interface.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira

A asserção I e a asserção II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I e a asserção II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.

A asserção I e a asserção II são proposições falsas.

 

Pergunta 10

 

Leia o texto a seguir:

A maioria das declarações de variável de instância é precedida pela palavra-chave private. Da mesma forma que public, private é um modificador de acesso.As variáveis ou métodos declarados com o modificador de acesso private só são acessíveis a métodos da classe em que isso ocorre.

Fonte: DEITEL, H.; DEITEL, P. Java: como programar. 10. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2017, p. 58.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.

I. O uso de métodos get e set públicos em atributos private constitui uma violação do encapsulamento da classe.

PORQUE

II. Métodos get e set permitem, respectivamente, ler e modificar o valor do atributo, e métodos públicos são visíveis para todo o projeto.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são proposições falsas.

A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.

A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a asserção II é uma justificativa correta da I.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AO2 - Sistemas Distribuidos - FAM - NOTA 10

  AO2   Sinalizar pergunta: Pergunta 1 Pergunta 1 Leia o texto abaixo:   Por conta da pandemia COVID – 19 (2020), Ana começou a trabalhar em...