Leia o trecho a seguir:
Pelo menos um bloco catch ou um bloco finally deve se seguir imediatamente ao bloco try. Cada bloco catch especifica entre parênteses um parâmetro de exceção que identifica o tipo de exceção que a rotina de tratamento pode processar. Quando ocorrer uma exceção em um bloco try, o bloco catch que é executado é o primeiro cujo tipo corresponde ao tipo da exceção que ocorreu (isto é, o tipo no bloco catch corresponde exatamente ao tipo de exceção lançado ou é uma superclasse direta ou indireta dele). O nome do parâmetro de exceção permite ao bloco catch interagir com um objeto de exceção capturado.
Fonte: DEITEL, H.; DEITEL, P. Java: como programar. 10. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2017. p. 352. Adaptado.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir:
I. Uma função deve tratar todas as exceções que podem ocorrer em seu corpo, caso contrário o programa poderá ter sua execução interrompida por um erro.
II. Podemos criar nossas próprias exceções criando classes que herdem de Exception, uma classe padrão do Java.
III. Utilizamos o bloco catch para lançar exceções. Ele detecta que um erro ocorreu, e dentro de seu corpo utilizamos “throw” para lançar a exceção correspondente.
IV. Ao criarmos uma função que chama outras funções que lançam exceções, nossa função deverá tratá-las ou lançá-las também.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário