Wikipedia

Resultados da pesquisa

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

AO2 - Engenharia de Software

 

AO2 - Engenharia de Software NOTA 4.8

 

Pergunta 1

Leia o texto abaixo:

O Guide to the Software Engineering Body of Knowledge, conhecido pela sigla SWEBOK, é um documento criado sob o patrocínio da IEEE Computer Society e publicado pela mesma com a finalidade de servir de referência em assuntos considerados, de forma generalizada pela comunidade, como pertinentes a área de Engenharia de Software. Por isso em seu conteúdo mais recente, o SWEBOK V3 publicado em 2014, foi sumarizado em 15 KAs (knowledge areas, em português, áreas de conhecimento) referentes a Engenharia de Software. Em sua 1ª versão publicada em 2004 haviam 10 KAs específicos a área citada anteriormente.

O SWEBOK surgiu através de uma parceria entre o IEEE, a Computer Society eACM a fim de promover a profissionalização da Engenharia de Software

e criar um consenso sobreas áreas de conhecimento da Engenharia de Software e seu escopo. Sendo iniciado em 1998 pelo Software Engineering Coordinating Committee (SWECC) e financiado por organizações como a ACM, a Boeing, o Conselho Canadense de Engenheiros Profissionais, Construx Software, MITRE Corporation, entre outras. O SWEBOK é recomendado para diversos tipos de público, em todo o mundo, com o objetivo de ajudar organizações a terem uma visão consistente da Engenharia de Software. É endereçado a gerentes, engenheiros de software, às sociedades profissionais, estudantes, professores e instrutores desta área de conhecimento.

O SWEBOK apresenta uma classificação hierárquica dos tópicos tratados pela Engenharia de Software, onde o nível mais alto são as Áreas do Conhecimento.

Quando falamos sobre a área de conhecimento Requisitos de Software do SWEBOK, quais são seus processos em ordem de execução durante um projeto?

Especificação, Elicitação, Análise e Validação.

Elicitação, Especificação, Análise e Validação.

Análise, Elicitação, Especificação e Validação.

Especificação, Análise, Elicitação e Validação.

Elicitação, Análise, Especificação e Validação.

 

Pergunta 2

Leia o texto a seguir:

Em um passado não tão remoto, época em que os processos de software mais largamente utilizados eram baseados no modelo tradicional, sua função era específica e sua atuação se dava em apenas uma fase do projeto de criação do software. Com a chegada das metodologias ágeis, seu papel ganhou mais relevância e sua atuação se estende em várias etapas do processo, do tratamento dos requisitos até a entrega do produto.

Assinale a alternativa que contém a função que condiz com a descrição feita no texto fornecido.

Gerente do projeto.

Testador.

Coach.

Desenvolvedor.

Cleaner.

 

 

Pergunta 3

 

Leia o texto a seguir:

Algumas partes do processo de identificação, definição e gerenciamento de requisitos estão envolvidas em quase todas essas causas de fracasso de projetos. A falta de cuidado com o entendimento, a documentação e o gerenciamento dos requisitos podem levar a uma grande quantidade de problemas: a construção de um sistema que resolve o problema errado, que não funciona como esperado, ou que é difícil para os usuários entenderem e utilizarem.

Fonte: PFLEEGER, S. L. Engenharia de Software: Teoria e Prática. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004. Adaptado.

Considerando as atividades próprias da etapa de análise de requisitos, avalie as afirmações que seguem:

I. É durante esta etapa que os requisitos são classificados entre os que deverão se tornar restrições e os que se tornarão funções do futuro sistema.

II. Como a etapa de análise dos requisitos ocorre antes da e licitação, a equipe terá durante aquela a chance de aumentar o entendimento do problema.

III. Um dos resultados obtidos durante a análise é a determinação do grau de prioridade do requisito, ocasião em que o cliente terá participação decisiva.

É correto o que se afirma em:

I, apenas.

II, apenas.

I e III, apenas.

I, II e III.

III, apenas.

 

Pergunta 4

Leia o texto abaixo:

Pressman e Maxim (2016, p. 33), dizem que um fluxo de processos descreve, em  relação a uma sequência e ao tempo, como são organizadas as ações e tarefas de cada atividade.

Existem vários tipos de fluxo de processos: o fluxo paralelo, onde as atividades acontecem simultaneamente, já no fluxo linear, as atividades são executadas uma após a outra, ou seja, é necessário que uma atividade acabe para que a próxima seja iniciada, por exemplo. Existem ainda os fluxos evolucionário e interativo.

O modelo cascata foi um dos tipos mais utilizado até os anos 2000 e é considerado um modelo linear. Uma das formas de nomear as fases de um processo em cascata é: requisitos; projeto; implementação; teste e manutenção.

Cada uma das etapas nomeadas anteriormente gera produtos, que ao final do projeto comporão os entregáveis do projeto, sendo que o primeiro produto a ser produzido é o documento de Requisitos de Software. Com base nesses requisitos, serão elaborados os modelos arquiteturais da solução de software, que guiarão o desenvolvimento efetivo do software. Ao fim da implementação o software deve ser testado, e após o aceite do usuário será disponibilizado para produção.

Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta.

Na fase de manutenção do modelo cascata, o objetivo é transformar os modelos elaborados em códigos de programas de computador. É neste momento que são aplicadas as diversas linguagens de programação.

Na fase de implementação do modelo cascata todas as linguagens de programação adotadas pela organização são utilizadas juntas.

No modelo cascata, a fase de implementação é o momento de modelar o novo sistema, gerando várias representações ou modelos diferentes de soluções possíveis para o projeto. Isso pode ser feito por meio de três fases: arquitetura, detalhamento da arquitetura e testes.

Considerado o modelo cascata, a fase de requisitos do produto final costuma ser um documento de requisitos contendo todos os requisitos elicitados, analisados, especificados e validados.

Na fase de testes do modelo cascata, os testes do que foi produzido na fase de implementação são realizados. O objetivo é executar um programa com o objetivo de revelar a presença de defeitos. Aqui são realizados diversos tipos de teste exceto os testes unitários.

Pergunta 5

Leia o texto a seguir:

Um profissional de Engenharia de Software em início de carreira foi designado para levantar requisitos em um projeto de grande porte. Dada a complexidade dos requisitos e a considerável quantidade de pessoas das quais poderiam ser coletados requisitos, aquele profissional resolveu programar reuniões entre grupos pequenos para que, juntos, pudessem descobrir as funções e restrições do futuro sistema. No entanto, após algumas sessões, ele percebeu que essa técnica de levantamento de requisitos não estava retornando bons resultados, já que, ao invés de expressarem suas necessidades, os futuros usuários permaneciam inibidos e calados na maior parte do tempo da reunião.

Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa correta.

A iniciativa de coletar requisitos junto aos futuros colaboradores é incorreta em sua origem, já que a ação indicada para o atingimento deste objetivo é a troca de e-mail se mensagens de celular com a empresa cliente.

Ao perceber inibições ou pouco interesse em colaborar com o projeto por parte dos futuros usuários, o profissional deveria ter retornado a tarefa à organização em que trabalhava e se negado a prosseguir com aquele projeto.

O profissional deveria ter reunido todos os futuros usuários em uma única sessão e tê-los estimulado a expressarem suas necessidades em relação ao sistema de forma definitiva.

O profissional deveria ter excluído conversas com os futuros usuários como forma de levantamento de requisitos. Ao invés disso, ele deveria ter considerado a análise de documentos para este fim.

Para superar o obstáculo da pouca expressividade dos futuros usuários, o profissional deveria ter colocado em prática a técnica de levantamento de requisitos via questionário, como forma de superar inibições.

 

Pergunta 6

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II uma justificativa da I.

Leia o texto a seguir:

Cada estágio é, por si só, um processo (ou coleção de processos) que pode ser descrito como conjunto de atividades. E cada atividade envolve restrições, resultados e recursos. Por exemplo, a análise e definição dos requisitos precisa ter como entrada inicial uma declaração das funções e características desejadas para o produto, expressas pelo usuário. O resultado final desse estágio é um conjunto de requisitos, mas pode haver produtos intermediários à medida que o diálogo entre o usuário e o desenvolvedor resulta em mudanças e alternativas.

Fonte: PFLEEGER, S. L. Engenharia de Software: Teoria e Prática. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

Considerando os princípios que fundamentam o processo tradicional e o processo ágil de software, mais as suas respectivas abordagens em relação à qualidade de seus produtos, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O Modelo em Cascata vem se mostrando mais adequado às demandas menos urgentes de criação de software, posto que, embora suas etapas demandem tempo maior para cumprimento, o produto final obtido tem atingido qualidade superior ao produto similar construído sob o paradigma de desenvolvimento ágil.

PORQUE

II. As metodologias ágeis de desenvolvimento, como o próprio nome sugere, estruturam suas etapas para que entreguem produtos intermediários o mais rapidamente possível, a fim de sanar necessidades específicas do cliente, o que acaba influenciando negativamente na qualidade do produto final.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são ambas proposições falsas.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II nã o é uma justificativa da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

 

Pergunta 7

Leia o texto a seguir:

Os pesquisadores procuram melhores meios de medir a manutenibilidade, com base nas informações sobre os produtos; eles estão desenvolvendo novos modelos para nos mostrar as interconexões entre produtos, processos e recursos. De maneira semelhante, os modelos nos ajudarão a saber quanto esforço é necessário para manter um sistema, e quando é apropriado descartar ou rejuvenescer um sistema legado.

Fonte: PFLEEGER, S. L. Engenharia de Software : Teoria e Prática. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

Considerando a abordagem das organizações em relação a seus sistemas legados, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. As organizações que contam com sistemas legados normalmente optam por continuar com eles por grandes períodos.

PORQUE

II. Os processos estruturados em sistema legado são difíceis de modelar em um sistema mais novo, mesmo com aplicações de técnicas de requisitos e projeto.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

As asserções I e II são ambas proposições falsas.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

As asserções I e II são as proposições verdadeiras, mas a II nã o é uma justificativa da I.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são as proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

 

Pergunta 8                                                                                                                                       

Leia o texto a seguir:

Quando se elabora um produto ou sistema, é importante seguir uma série de passos previsíveis – um roteiro que ajude a criar um resultado de alta qualidade dentro do prazo estabelecido.

Fonte: PRESSMAN, R.; MAXIM, B. Engenharia de Software : uma abordagem profissional. 8. ed. Porto Alegre: AMGH, 2016.

Considerando os conceitos de Processos, Fases e Atividades e suas aplicações na Engenharia de Software, avalie as afirmações que seguem:

I. Um processo de software corresponde a divisão de uma atividade e agrupa ações com um objetivo comum.

II. É por meio da execução de uma atividade que a equipe poderá produzir artefatos intermediários do produto final.

III. O fluxo dos processos caracteriza a organização das ações que se desenrolam em cada atividade.

É correto o que se afirma em:

I, II e III.

II apenas.

I e II apenas.

II e III apenas.

III apenas.

 

Pergunta 9

Leia o texto a seguir:

Os testes de software são uma função de controle de qualidade com um objetivo principal [...]. O papel da SQA é o de garantir que os testes sejam planejados apropriadamente e conduzidos eficientemente de modo que se tenha a maior probabilidade possível de alcançar seu objetivo primário.

Fonte: PRESSMAN, R.; MAXIM, B. Engenharia de Software: uma abordagem profissional. 8. ed. Porto Alegre: AMGH, 2016.

Considerando o objetivo da aplicação dos testes, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O objetivo a ser alcançado em um procedimento de teste é o de encontrar defeitos no programa.

PORQUE

II. Um teste que não retorna defeitos no programa indica que este programa está livre de defeitos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não uma justificativa da I.

As asserções I e II são ambas proposições falsas.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II uma justificativa da I.

A asserção I uma proposição verdadeira, e a II uma proposição falsa.

A asserção I uma proposição falsa, e a II uma proposição verdadeira.

 

Pergunta 10

Leia a situação hipotética abaixo:

Você trabalha no atendimento da área de TI e acaba de ser notificado sobre um problema no sistema mais importante da empresa. Já não é a primeira vez que esse sistema apresenta problemas, entretanto a última vez que isso aconteceu houve uma demora muito grande para que a manutenção fosse realizada e disponibilizada para o usuário. Com isso, o usuário cobrava pela correção do problema, e você solicitava tais ajustes aos desenvolvedores, mas, no final, você percebeu que usuário e desenvolvedores atribuíram a demora a você.

Como Pfleeger (2004) afirma que a manutenibilidade é uma característica do sistema passível de ser medida pelo tempo médio gasto para a realização de reparos no sistema, você acredita ser possível demonstrar que a manutenibilidade deste sistema não está boa.

Considerando a situação apresentada, assinale a opção correta.

tempo exigido para que a equipe de manutenção analise o problema e o tempo necessário para que essas mudanças sejam, de fato, efetivadas, são informações irrelevantes para medir a manutenibilidade.

Pode-se dizer que se você registrar o momento em que o problema é relatado pelo usuário e o tempo necessário para que essas mudanças sejam, de fato, efetivadas, você já tem algumas informações relevantes para medir a manutenibilidade de um sistema.

Quando há um problema em um software operacional (que está em produção), deve-se resolver o problema o quanto antes, pois uma vez realizada a manutenção e o problema solucionado, torna-se irrelevante documentar quais mudanças foram feitas.

Quando há um problema em um software operacional (que está em produção) é importante registrar a ocorrência, sendo que, não se deve ter preocupação com o tempo que vai levar, a prioridade é o ajuste e a documentação do ajuste.

O tempo perdido devido ao atraso de outros setores envolvidos na manutenção, o tempo exigido para que a equipe de manutenção analise o problema e o tempo necessário para que essas mudanças sejam, de fato, efetivadas, são as únicas informações necessárias para medir a manutenibilidade.

AO2 - Análise e Projeto de Sistemas

 

AO2 - Análise e Projeto de Sistemas NOTA 6


Pergunta 1

 

Observe a imagem a seguir:



 

Considerando o diagrama, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. As subclasses – pós-graduação, graduação e ensino médio - podem ser generalizados na superclasse estudantes.

PORQUE

II. A generalização trata-se da universalização das subclasses em uma superclasse.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Pergunta 2

 

Leia o texto a seguir:

Existem importantes relacionamentos que ocorrem entre classes. Um destes relacionamentos que é retratado por uma linha pontilhada que conecta classes mostra a identificação de objetos submetidos a outros.

Qual o tipo de relacionamento que tem essas características?

Associação

Desagregação

Fragmentação

Dependência

Herança

 

Pergunta 3

 

Observe a imagem a seguir:


Considerando as informações dada pela imagem, avalie as seguintes asserções se a relação proposta entre elas.

I. No modelo em cascata, atividade sequencial “projeto” define como os sistemas funcionarão a partir do levantamento e análise de requisitos.

PORQUE

II. A fase da atividade sequencial “projeto” procura levar em consideração os recursos tecnológicos para a produção do sistema, como a interfacegráfica, por exemplo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

 

 

Pergunta 4

 

No relacionamento representado pelos diagramas de classes e objetos, é possível detalhar diferentes níveis de relação estrutural, mostrando como os objetos e as classes estão conformados no sistema. Dentre as possíveis relações temos as de associação, de multiplicidade, de classes associativas e associações reflexivas.

A partir disso, assinale a alternativa que contém outros possíveis relacionamentos entre classes e objetos que são representados pelos diagramas.

 

Associação unidirecional, interpretação de composição e programa reflexivo.

Multiplicidade direcional, composição de programas e agregação de entidades.

Reflexo direcional, agregação de programas e interpretação de sistemas.

Associação bidirecional, agregação/composição e interpretação em programas.

Associação bidirecional, composição e interpretação de componentes.

 

 

Pergunta 5

 

Para iniciar o projeto de um sistema, é necessário proceder a um levantamento de requisitos. É a partir desse levantamento que será esboçado o documento queirá conduzir a especificação dos casos de uso, importantes para a visualização das informações de interação entre o usuário e o sistema. Esse processo é normalmente constituído por cinco passos, a citar:

Primeiro passo:

Segundo passo:

Terceiro passo:

Quarto passo:

Quinto passo:

 

( ). Validação dos requisitos que servirão de parâmetro pelo cliente.

( ). Desenvolvimento de códigos a partir dos diagramas de caso de uso.

( ). Especificação dos casos de uso em formato de diagramas UML.

( ). O documento torna-se a base para as implementações do sistema.

( ). Elaboração de uma planilha de testes contendo os casos de uso.

A partir do que foi exposto, selecione a alternativa que contém a ordem que foi preenchida nas lacunas:

 

4, 2, 1, 5, 3.

2, 1, 4, 5, 3.

3, 5, 1, 2, 4.

1, 2, 5, 4, 3.

4, 5, 3, 1, 2.

 

Pergunta 6

 

Os diagramas em UML são elaborados no sentido de representar elementos, estrutura, interações e entidades em um sistema, podendo levar em consideração o diferentes aspectos para facilitar a modelagem desse sistema. Dentre os muitos tipos de diagrama temos os de classe, de sequência, de estados e decomponentes, apenas para citar alguns.

Sabendo disso, avalie a imagem a seguir:



Fonte: adaptado de Fowler, 2005, pág. 97.

Podemos afirmar que essa imagem retrata um diagrama de qual tipo?

 

Diagrama de pacotes.

Diagrama de instalação.

Diagrama de estados.

Diagrama de componentes.

Diagrama de objetos.

 

Pergunta 7

 

Observe a imagem a seguir:



Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações abaixo:

I.               Um sistema em diagramas de caso de uso é representado graficamente por um retângulo.

II.              II. O ator Aluno tem exclusivamente as funcionalidades comprar um curso e resolver um exercício.

III.            III. O ator Aluno realiza comunicação com os casos de uso comprar um curso, resolver um exercício e assistir um capítulo.  

 

 

É correto que se afirmar em:

II e III, apenas.

III, apenas.

I e III, apenas.

I, apenas.

II, apenas.

 

 

Pergunta 8

 

Leia o texto a seguir:

O paradigma de é um modelo de programação apoiado por linguagens que têm características em comum. Normalmente, a modelagem de sistemas é usada para se ter uma previsão futura dos sistemas. Existem alguns conceitos importantes para a modelagem orientada à objetos, como por exemplo o conceito de objetos, herança, polifmorfismo, dentre outros. Considerando as afirmações apresentadas, as afirmações a seguir:

I.               Temos como exemplo de objetos – uma instituição, uma pessoa e uma moto.

II.              II. Dentro do conceito de classe, roupas podem agrupar objetos como calças, camisas e saias.

III.            III. A superclasse estudante possui as subclasses estudante de ensino fundamental e estudante de graduação.

É correto o que se afirma em:

I, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III

II, apenas.

III, apenas.

 

 

Pergunta 9

 

Projetos são necessários sempre que houver um objetivo a ser alcançado, seja ele um objetivo pessoal ou corporativo. Assim sendo, qualquer área de atuação envolve a elaboração de projetos, e na área de desenvolvimento de sistemas e softwares não é diferente. Para que um sistema seja desenvolvido, é importante planejar seus requisitos e funcionalidades, bem como avaliar a sua interação como usuário, o que será representado por meio de modelos – como os modelos UML.

Considerando o que foi exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. É possível comparar a tarefa de análise e desenvolvimento de sistemas comum projeto de arquitetura.

PORQUE

II. Desenhar a planta de uma casa é como projetar o modelo de um sistema, o qual será usado em sua construção.

A respeito das asserções, assinale a opção correta:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

As asserções I e II são proposições falsas.

 

 

Pergunta 10

Leia o trecho de entrevista a seguir:

Quando você olha para o que Zuckerberg fez, vê um pouco de si mesmo nele?

Ah, claro que sim. Nós dois largamos Harvard, nós dois tínhamos visões fortes e teimosas a respeito do que softwares são capazes de fazer. Eu dou a ele mais crédito por ter formatado a interface para o usuário do produto dele. Ele é mais gerente de produto do que eu fui. Eu sou mais um codificador, no fundo das entranhas e da arquitetura. Mas, sabe, essa não é uma diferença das mais importantes. Eu começo com arquitetura, e Mark começa com produtos, e Steve Jobs começou com estética.

Na sua fundação, como você toma a decisão moral entre, digamos, dedicar seu tempo e energia à erradicação da pólio em vez das mudanças climáticas?

Quero me concentrar em coisas em que acho que a minha experiência de trabalhar com inovação me dê oportunidade de fazer algo único. A maior parte do dinheiro da fundação vai para um número finito de coisas que se concentra em desigualdade de saúde – por que uma pessoa em um país pobre está em situação muito pior do que uma pessoa de um país que é rico.

Vamos falar sobre mudanças climáticas. Muitos cientistas e políticos veem isso como o maior desafio que a humanidade já enfrentou.

É um grande desafio, mas não tenho certeza se colocaria acima de tudo o mais. Uma das razões por que é difícil é que, quando percebermos que as mudanças climáticas realmente são graves, nossa habilidade de saná-las será extremamente limitada.

 

I Considerando a imagem e o texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

A técnica de entrevista possibilita realizar o levantamento de requisitos para elaboração de um sistema.

PORQUE

II Entrevistas permitem que se estude relatórios e formulários de cadastro e deste modo, é possível conhecer informações para certas funcionalidades de um sistema.

A respeito dessas asserções assinale a opção correta:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

As asserções I e II são proposições falsas.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

AO2 – Internet das coisas

 

AO2 – Internet das coisas  NOTA 6

 

Pergunta 1

Leia o texto a seguir:

Com o advento dos computadores e em particular da Internet, a noção de DiY(Do it yourself, Faça você mesmo) assumiu novas dimensões. Em primeiro lugar, agora é muito mais fácil compartilhar e falar sobre DiY de todos os tipos por meio de plataformas de comunidade online dedicadas. Em segundo lugar, mais e mais pessoas estão criando seus próprios produtos eletrônicos, hardware e software. Ambos os fatos resultam em uma acessibilidade crescente de tecnologia, disponibilizando ferramentas para que as pessoas melhorem a qualidade de vida.

 

Adquirir as licenças de software e instalar os programas.

Verificar quais dispositivos de hardware serão necessários.

Definir qual será o servidor de hospedagem do sistema web.

Escolher o Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD).

 

Pergunta 2

Analise as informações e a imagem a seguir:

 

Sensores espalhados em plantações podem dar informações bastante precisas sobre temperatura, umidade do solo, probabilidade de chuvas, velocidade do vento e outras informações essenciais para o bom rendimento do plantio. De igual forma, sensores conectados aos animais conseguem ajudar no controle do gado: um chip colocado na orelha do boi pode fazer o rastreamento do animal, informar seu histórico de vacinas e assim por diante.









Sensor ambiental para agricultura da Edyn

Fonte: ALECRIM, E. O que é Internet das Coisas (IoT)?.Info wester

Considerando as informações fornecidas, avalie as afirmações abaixo:

I. O núcleo da Internet das Coisas é a própria Internet, suporte para que todos os dispositivos conectados se comuniquem.

II. Em um sistema IoT, os dispositivos são classificados como “inteligentes” quando a eles é agregado algum um serviço de TI.

III. Um usuário acionando um dispositivo inteligente por um comando de voz é um caso de uso de computação pervasiva.

É correto o que se afirma em:

 

I e II, apenas.

I, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

II, apenas.

 

Pergunta 3

Analise o gráfico a seguir:









O aumento de gastos previstos na aquisição de sistemas IoT é resultado do crescimento do comércio eletrônico e da infraestrutura das empresas digitais.

Conforme a crise climática se desenvolve, surgem mais aplicações IoT ligadas ao uso racional de energia, economia de água e consumo responsável.

O crescimento da Internet das Coisas é justificado devido à melhoria dos recursos que garantem a privacidade dos dados dos usuários.

As empresas demandam cada vez mais sistemas IoT, na maioria dos casos, como reação aos empreendimentos dos concorrentes.

Os usuários finais estão mais dispostos em adquirir sistemas ligados à IoT devido ao aumento do interesse em soluções ligadas ao uso doméstico.

Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta

 

Pergunta 4

As cidades inteligentes apresentam recursos importantes voltados à saúde da população. Com o uso de smartphones, é possível monitorar as pessoas em relação

Leia o texto a seguir:

A Internet das Coisas (IoT) é o termo utilizado para se referir à comunicação entre máquinas e objetos ligados pela internet, apresenta em sua estrutura diversas tecnologias para o transporte e gerenciamento de grande volume dedados.

A IoT apresenta inúmeras aplicações voltadas à automação residencial, porém a tecnologia se estende a questões de ambiente e de negócios, com soluções para aumento de produtividade, diminuição dos custos de produção e para a logística de controle de estoques e cidades inteligentes.

Observe a figura abaixo que demonstra a interligação de aplicação da IoT possível em cidades:








Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.

 

ao controle de temperatura, oxigenação, glicose e pressão arterial. Caso uma pessoa precise de atendimento, o plano de saúde realiza o agendamento on-line do paciente para uma consulta médica de acordo com a disponibilidade dos hospitais cadastrados.

Aplicações em prédios inteligentes procuram resolver problemas voltados ao acesso à Internet em apartamentos dos seus condomínios, no entanto prejudicam a respiração de seus visitantes. São utilizados pontos de acesso e medidores de frequências de sinal para disparar mensagens a todos os moradores caso o sinal permaneça com baixa frequência.

Aplicações de IoT relacionadas a gestão de resíduos, monitoramento de ruído, controle de tráfego, estacionamento inteligente, monitoramento da qualidade do ar, salubridade de edifícios públicos e iluminação inteligente podem ser relacionadas acidades inteligentes.

Uma aplicação muito interessante da IoT é a Indústria 4.0, que consiste em equipar uma casa com vários dispositivos para o controle e monitoramento remoto. Na automação residencial, é possível, por exemplo, controlar todo o sistema de iluminação por meio de um smartphone, com a IoT.

Apesar de a Internet das Coisas oferecer recursos importantes para automação de setores da economia, muitas aplicações não podem ser desenvolvidas por demandarem alto custo e por haver incapacidades técnicas para o seu desenvolvimento. Um exemplo de recurso inviável é o de lâmpadas inteligentes, por ser caro demais.

 

Pergunta 5

Leia o texto a seguir:

A gestão da armazenagem é um fator crítico para o sucesso de um processo logístico. Ao armazenar produtos, é fundamental que haja o efetivo controle da informação sobre o que está disponível no estoque, o que está faltando, como são administrados os itens perecíveis, que tipo de transporte será utilizado e deque forma a demanda do cliente será atendida.

Uma das tecnologias mais recentes no sistema de armazenagem e que pode fornecer os dados precisos dos produtos é o RFID (radio frequency identification), em português “identificação por radiofrequência”.

Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.

 

RFID é uma tecnologia capaz de emitir uma onda de rádio que é capturada, revelando as informações de rastreabilidade de itens.

RFID é uma tecnologia capaz de realizar a previsão orçamentária da empresa, a gestão de competências ou a escolha do tipo de orçamento.

RFID é uma tecnologia de análise de dados para orçamento base zero.

RFID é um sistema de avaliação de competências e habilidades na gestão de pessoas.

RFID é uma tecnologia específica para fazer leitura em etiquetas de código de barras.

 

Pergunta 6

Leia o texto a seguir:

“REST significa

Representational State Transfer

. Em português, Transferência de Estado Representacional. Trata-se de uma abstração da arquitetura da Web. Resumidamente, o REST consiste em princípios/regras/ constraints que, quando seguidas, permitem a criação de um projeto com interfaces bem definidas. Desta forma, permitindo, por exemplo, que aplicações se comuniquem.”

Fonte: PIRES, J. O que é API? REST e RESTful? Conheça as definições e diferenças.

 

Considerando as informações fornecidas, avalie as afirmações abaixo:

I. Em uma comunicação via HTTP, os verbos indicam o método que se deseja efetuar em relação a URL indicada.

II. O método GET indica uma requisição de um recurso via HTTP, como GET/index.html, de modo que os dados desse arquivo poderão ser salvos.

III. O método PUT é utilizado quando é preciso criar ou atualizar uma informação identificada por uma URL, como PUT /clients/Michael.

IV. O método DELETE é utilizado quando é preciso apagar o sistema e a aplicação indicada pela URL, desfazendo todas as ações anteriores.

É correto o que se afirma em:

I, II e III, apenas.

II e III, apenas.

I, III e IV, apenas.

II e IV, apenas.

II, III e IV, apenas.

 

Pergunta 7

Analise a tabela a seguir:



Qual alternativa indica os tipos de etiqueta RFID mais adequados para um crachá de identificação de funcionário que deve ser aproximado de uma catraca eletrônica e uma tag de cobrança automática de pedágio instalada em um veículo?

 

Baixa frequência e ultra alta frequência, respectivamente.

Ultra alta frequência e alta frequência, respectivamente.

Baixa frequência e alta frequência, respectivamente.

Alta frequência e ultra alta frequência, respectivamente.

Ultra alta frequência e baixa frequência, respectivamente.

 

Pergunta 8

Leia o texto a seguir:

“Embora a maioria das discussões sobre IoT se concentre em dispositivos inteligentes, muitos consumidores estão mais interessados em como esses dispositivos podem atender às suas necessidades específicas, como poupar tempo, acessar informações importantes e tornar suas vidas mais eficientes. Com os consumidores dependendo cada vez mais da IoT (muitas vezes sem nem mesmo perceberem), a convergência de rede passa a ter uma função fundamental para ajudar as empresas a atenderem às suas exigências de IoT”.

Fonte: EPLEY, J. A IoT e a convergência: como o uso da Internet das coisas pelo consumidor afeta as redes.

 

Considerando as informações fornecidas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A convergência entre coisas do mundo real e o mundo virtual, característica das aplicações de Internet das Coisas, depende de várias tecnologias.

PORQUE

II. O crescimento da computação em nuvem e do Big Data acontece à medida que a Internet das Coisas cresce, pois demanda maior performance e produz grandes volumes de dados.

A respeito das asserções, assinale a opção correta:

 

As asserções I e II são proposições falsas.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

 

Pergunta 9

Leia o texto a seguir:

“As placas de prototipagem são placas que facilitam o trabalho de quem está desenvolvendo uma ideia e necessita de recursos previamente prontos, ou seja, elas irão otimizar o tempo gasto com o projeto, uma vez que você não vai precisar programar tudo do zero. Muitos dos recursos estão disponíveis para download pela Internet”.

Considerando as informações fornecidas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Para o desenvolvimento de protótipos de sistemas IoT, podem ser utilizadas placas como Arduino e o kit Make Controller, que indicam erros no código-fonte afim de prevenir falhas de software.

PORQUE

II. Lilypad é uma plataforma de hardware baseada em Arduino utilizada para prototipação de sistemas vestíveis, onde podem ser conectados sensores e outros componentes eletrônicos à roupa do usuário.

A respeito das asserções, assinale a opção correta:

 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Pergunta 10

Leia o texto a seguir:

A Internet das Coisas é composta por uma estrutura que dispõe de diversas tecnologias para o transporte e o gerenciamento de grande volume de dados.

Nenhum dado novo para salvar. Última verificação às 7:14

É um sinal de radiofrequência por difusão a curtas distâncias, com flexibilidade e alta qualidade.

Permite maior número de endereçamento, cujo padrão é o TCP/IP de 128 bits.

Identifica e rastreia etiquetas em objetos a partir de campos magnéticos.

Possui protocolos mais apropriados para mobilidade e longo alcance.

Apresenta sinal de radiofrequência por difusão, flexível, de alta qualidade e médias distâncias

AO2 - Programação Orientada a Objetos

AO2 - Programação Orientada a Objetos - NOTA 4.8

 

 

Pergunta 1

 

Leia o texto a seguir:

Grupos de desenvolvimento de software podem usar uma abordagem modular de projeto e implementação orientados a objetos para que sejam muito mais produtivos do que com as técnicas anteriormente populares como “programação estruturada” — programas orientados a objetos são muitas vezes mais fáceis de entender, corrigir e modificar.

Fonte: DEITEL, H.; DEITEL, P. Java: como programar. 10. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2017, p. 8.

Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações abaixo:

I. A programação orientada a objeto é um conjunto de princípios, portanto pode ser aplicada em qualquer linguagem, desde que o programador siga seus princípios.

II. Programas orientados a objeto possuem melhor desempenho do que programas feitos utilizando apenas “programação estruturada”, ou seja, são mais rápidos e usam menos memória.

IV. Programas orientados a objeto possuem grande capacidade de reutilização de código, gerando códigos menores e fáceis de propagar correções ou novas funcionalidades.

Estão corretas as afirmações:

I e II, apenas.

III, apenas.

II e III, apenas.

I e III, apenas.

II, apenas.

 

 

Pergunta 2

 

Analise o código abaixo:

abstract class Pessoa {

public String nome;

public Pessoa(){

// ...

}

private void anda()

{

// ...

}

protected abstract void fala();

}

Considerando o código exposto acima, por que não podemos criar objetos da classe Pessoa?

Porque ela é uma classe abstrata e serve apenas para herança.

Porque ela não possui get e set para seu atributo.

Porque ela possui erros: atributo público e métodos private e protected.

Porque ela é uma interface.

Porque faltou implementar o método fala.

 

 

Pergunta 3

 

Leia o texto a seguir:

Assim como os desenhos de engenharia de um carro podem ser reutilizados várias vezes para fabricar muitos carros, você pode reutilizar uma classe muitas vezes para construir vários objetos. A reutilização de classes existentes   novas classes e programas economiza tempo e esforço. Também ajuda a construir sistemas mais confiáveis e eficientes, porque classes e componentes existentes costumam passar por extensos testes, depuração e ajuste de desempenho. Assim como a noção das partes intercambiáveis foi crucial para a Revolução Industrial, classes reutilizáveis são fundamentais para a revolução de software que foi estimulada pela tecnologia de objetos.

Fonte: DEITEL, H.; DEITEL, P. Java: como programar. 10. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2017, p. 9.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.

I. A programação orientada a objeto adota princípios como a abstração, o encapsulamento, a herança e o polimorfismo.

 

PORQUE

II. Os quatro princípios da programação orientada a objeto combinados dão origem ao princípio “Write Once, Run Anywhere”, em que o código é compilado uma única vez e pode ser reutilizado em qualquer computador.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.

As asserções I e II são proposições falsas.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 

Pergunta 4

 

Analise o código abaixo:

void foo (Automovel a) {

a.locomocao();

}

void bar () {

Conversivel c = new Conversivel();

foo(c);

}

Sabendo que Conversivel é subclasse de Automovel, analise as afirmações abaixo sobre o código:

I. Na função bar, c é um Automovel.

II. Na função foo, a é um Conversivel.

III. No método bar, o método sendo chamado na primeira linha é determinado em tempo de compilação.

IV. No método foo, o método sendo chamado na primeira linha é determinado em tempo de compilação.

São corretas as afirmações:

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I e III, apenas.

III e IV, apenas.

II e IV, apenas.

 

 

Pergunta 5

 

Leia o texto abaixo:

Ao desenvolver um sistema para controlar hidrômetros e relógios utilizados para registrar o consumo de água, é preciso observar se estes dois instrumentos possuem características e comportamento comuns. Neste contexto, o desenvolvedor utilizou alguns conceitos fundamentais da orientação a objetos, eles se referem à estrutura das classes para reutilização de código e outros estão relacionados ao chamamento de métodos com mesma assinatura, considerando as especificidades da operação dos hidrômetros.

Quais foram os conceitos de orientação a objetos implementados pelo desenvolvedor apresentado no texto acima?

Herança e polimorfismo.

Abstração e composição.

Composição e agregação.

Agregação e polimorfismo.

Herança e visibilidade.

 

Pergunta 6

 

Observe o código a seguir:

class Carregador {

float tensao;

float corrente;

float potencia;

public Carregador() {

// ...

}

public void carregar(Bateria b) {

// ...

 

}

}

Assinale a afirmação correta sobre o código acima:

Um dos atributos da classe Carregador é “Bateria”.

Existe outra classe chamada “Bateria”.

A classe Carregador sobrecarrega construtores.

Um dos atributos da classe Carregador é “carregar”.

Um dos métodos da classe Carregador é “corrente”.

 

Pergunta 7

 

Leia o texto abaixo:

Um método abstrato define a assinatura de um método, mas não fornece implementação. Uma subclasse deve fornecer sua própria implementação de cada método abstrato definido por sua superclasse. Portanto, um método abstrato especifica a interface do método, mas não a implementação. Embora as classes e métodos abstratos sejam úteis, podemos levar esse conceito um passo adiante. Em Java, podemos separar totalmente a interface de uma classe de sua implementação usando a palavra-chave interface.

Uma interface é sintaticamente semelhante a uma classe abstrata no fato de podermos especificar um ou mais métodos sem corpo. Estes métodos devem ser implementados por uma classe para que suas ações sejam definidas. Quando uma interface é definida, não há limite para o número de classes que podem implementá-la. Além disso, uma classe pode implementar qualquer número de interface.

Fonte: SCHILDT, H. Java para iniciantes: crie, compile e execute programas Java rapidamente, 6ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2015 (adaptado).

 

Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.

Uma interface, assim como uma classe abstrata, fornece os nomes dos métodos e os implementa, conforme indica o texto.

A partir do texto, compreende-se que um programa em Java pode instanciar uma interface.

A partir do texto, entende-se que as interfaces possuem atributos assim como as classes.

A partir do texto, entende-se que uma interface especifica o que deve ser feito, mas não como deve ser feito.

Segundo o texto, todos os métodos não precisam ser implementados pela classe que venha a utilizar uma determinada interface.

 

 

Pergunta 8

 

Leia o texto abaixo:

Uma classe na linguagem Java pode ser um tipo de dado usado pelo programador com a instrução class, ou um objeto já definido em algum pacote interno da linguagem. Uma classe possui a característica de agregar objetos, formando um conjunto de objetos (quando houver mais de um objeto definido em uma determinada classe), os quais possuem características de armazenamento de dados (seus atributos) e funcionalidades (seus métodos). Uma classe édeclarada com a instrução class, que possui a seguinte sintaxe:

<qualificador> class [<nome da classe>] {

<lista dos tipos e seus atributos)>

<lista dos métodos>

}

 

Fonte: MANZANO, J. A. N. G. Java 7: programação de computadores: guia prática de introdução, orientação e desenvolvimento. São Paulo: Érica, 2011.

O qualificador é um elemento opcional e quando usado, deve ser representado por

static ou void.

this.

public, abstract ou final.

int, float, double ou String.

public, private ou protected.

 

 

Pergunta 9

 

Leia o texto a seguir:

Quando uma classe implementa uma interface, o mesmo relacionamento “é um” fornecido por herança se aplica. A classe Employee implementa Payable, assim podemos dizer que um Employee é uma Payable. De fato, objetos de quaisquer classes que estendem Employee também são objetos Payable. Os objetos de quaisquer subclasses da classe que implementa a interface também podem ser pensados como objetos do tipo de interface.

Fonte: DEITEL, H.; DEITEL, P. Java: como programar. 10. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2017, p. 337. Adaptado.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções abaixo e a relação proposta entre elas:

I. Existe uma relação de polimorfismo entre uma classe que implementa uma interface e a interface, isso é, objetos da classe podem ser tratados como objetos“ da interface”.

PORQUE

II. A relação entre uma classe e uma interface pode ser utilizada para realizar herança, transmitindo códigos prontos, como métodos, que podem ser utilizados pelos objetos de suas subclasses, apesar de ser impossível instanciar objetos de uma interface.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira

A asserção I e a asserção II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I e a asserção II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.

A asserção I e a asserção II são proposições falsas.

 

Pergunta 10

 

Leia o texto a seguir:

A maioria das declarações de variável de instância é precedida pela palavra-chave private. Da mesma forma que public, private é um modificador de acesso.As variáveis ou métodos declarados com o modificador de acesso private só são acessíveis a métodos da classe em que isso ocorre.

Fonte: DEITEL, H.; DEITEL, P. Java: como programar. 10. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2017, p. 58.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.

I. O uso de métodos get e set públicos em atributos private constitui uma violação do encapsulamento da classe.

PORQUE

II. Métodos get e set permitem, respectivamente, ler e modificar o valor do atributo, e métodos públicos são visíveis para todo o projeto.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são proposições falsas.

A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.

A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a asserção II é uma justificativa correta da I.

 


AO2 - Sistemas Distribuidos - FAM - NOTA 10

  AO2   Sinalizar pergunta: Pergunta 1 Pergunta 1 Leia o texto abaixo:   Por conta da pandemia COVID – 19 (2020), Ana começou a trabalhar em...