Wikipedia

Resultados da pesquisa

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

AO2 - Análise e Projeto de Sistemas

 

AO2 - Análise e Projeto de Sistemas NOTA 6


Pergunta 1

 

Observe a imagem a seguir:



 

Considerando o diagrama, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. As subclasses – pós-graduação, graduação e ensino médio - podem ser generalizados na superclasse estudantes.

PORQUE

II. A generalização trata-se da universalização das subclasses em uma superclasse.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Pergunta 2

 

Leia o texto a seguir:

Existem importantes relacionamentos que ocorrem entre classes. Um destes relacionamentos que é retratado por uma linha pontilhada que conecta classes mostra a identificação de objetos submetidos a outros.

Qual o tipo de relacionamento que tem essas características?

Associação

Desagregação

Fragmentação

Dependência

Herança

 

Pergunta 3

 

Observe a imagem a seguir:


Considerando as informações dada pela imagem, avalie as seguintes asserções se a relação proposta entre elas.

I. No modelo em cascata, atividade sequencial “projeto” define como os sistemas funcionarão a partir do levantamento e análise de requisitos.

PORQUE

II. A fase da atividade sequencial “projeto” procura levar em consideração os recursos tecnológicos para a produção do sistema, como a interfacegráfica, por exemplo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

 

 

Pergunta 4

 

No relacionamento representado pelos diagramas de classes e objetos, é possível detalhar diferentes níveis de relação estrutural, mostrando como os objetos e as classes estão conformados no sistema. Dentre as possíveis relações temos as de associação, de multiplicidade, de classes associativas e associações reflexivas.

A partir disso, assinale a alternativa que contém outros possíveis relacionamentos entre classes e objetos que são representados pelos diagramas.

 

Associação unidirecional, interpretação de composição e programa reflexivo.

Multiplicidade direcional, composição de programas e agregação de entidades.

Reflexo direcional, agregação de programas e interpretação de sistemas.

Associação bidirecional, agregação/composição e interpretação em programas.

Associação bidirecional, composição e interpretação de componentes.

 

 

Pergunta 5

 

Para iniciar o projeto de um sistema, é necessário proceder a um levantamento de requisitos. É a partir desse levantamento que será esboçado o documento queirá conduzir a especificação dos casos de uso, importantes para a visualização das informações de interação entre o usuário e o sistema. Esse processo é normalmente constituído por cinco passos, a citar:

Primeiro passo:

Segundo passo:

Terceiro passo:

Quarto passo:

Quinto passo:

 

( ). Validação dos requisitos que servirão de parâmetro pelo cliente.

( ). Desenvolvimento de códigos a partir dos diagramas de caso de uso.

( ). Especificação dos casos de uso em formato de diagramas UML.

( ). O documento torna-se a base para as implementações do sistema.

( ). Elaboração de uma planilha de testes contendo os casos de uso.

A partir do que foi exposto, selecione a alternativa que contém a ordem que foi preenchida nas lacunas:

 

4, 2, 1, 5, 3.

2, 1, 4, 5, 3.

3, 5, 1, 2, 4.

1, 2, 5, 4, 3.

4, 5, 3, 1, 2.

 

Pergunta 6

 

Os diagramas em UML são elaborados no sentido de representar elementos, estrutura, interações e entidades em um sistema, podendo levar em consideração o diferentes aspectos para facilitar a modelagem desse sistema. Dentre os muitos tipos de diagrama temos os de classe, de sequência, de estados e decomponentes, apenas para citar alguns.

Sabendo disso, avalie a imagem a seguir:



Fonte: adaptado de Fowler, 2005, pág. 97.

Podemos afirmar que essa imagem retrata um diagrama de qual tipo?

 

Diagrama de pacotes.

Diagrama de instalação.

Diagrama de estados.

Diagrama de componentes.

Diagrama de objetos.

 

Pergunta 7

 

Observe a imagem a seguir:



Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações abaixo:

I.               Um sistema em diagramas de caso de uso é representado graficamente por um retângulo.

II.              II. O ator Aluno tem exclusivamente as funcionalidades comprar um curso e resolver um exercício.

III.            III. O ator Aluno realiza comunicação com os casos de uso comprar um curso, resolver um exercício e assistir um capítulo.  

 

 

É correto que se afirmar em:

II e III, apenas.

III, apenas.

I e III, apenas.

I, apenas.

II, apenas.

 

 

Pergunta 8

 

Leia o texto a seguir:

O paradigma de é um modelo de programação apoiado por linguagens que têm características em comum. Normalmente, a modelagem de sistemas é usada para se ter uma previsão futura dos sistemas. Existem alguns conceitos importantes para a modelagem orientada à objetos, como por exemplo o conceito de objetos, herança, polifmorfismo, dentre outros. Considerando as afirmações apresentadas, as afirmações a seguir:

I.               Temos como exemplo de objetos – uma instituição, uma pessoa e uma moto.

II.              II. Dentro do conceito de classe, roupas podem agrupar objetos como calças, camisas e saias.

III.            III. A superclasse estudante possui as subclasses estudante de ensino fundamental e estudante de graduação.

É correto o que se afirma em:

I, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III

II, apenas.

III, apenas.

 

 

Pergunta 9

 

Projetos são necessários sempre que houver um objetivo a ser alcançado, seja ele um objetivo pessoal ou corporativo. Assim sendo, qualquer área de atuação envolve a elaboração de projetos, e na área de desenvolvimento de sistemas e softwares não é diferente. Para que um sistema seja desenvolvido, é importante planejar seus requisitos e funcionalidades, bem como avaliar a sua interação como usuário, o que será representado por meio de modelos – como os modelos UML.

Considerando o que foi exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. É possível comparar a tarefa de análise e desenvolvimento de sistemas comum projeto de arquitetura.

PORQUE

II. Desenhar a planta de uma casa é como projetar o modelo de um sistema, o qual será usado em sua construção.

A respeito das asserções, assinale a opção correta:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

As asserções I e II são proposições falsas.

 

 

Pergunta 10

Leia o trecho de entrevista a seguir:

Quando você olha para o que Zuckerberg fez, vê um pouco de si mesmo nele?

Ah, claro que sim. Nós dois largamos Harvard, nós dois tínhamos visões fortes e teimosas a respeito do que softwares são capazes de fazer. Eu dou a ele mais crédito por ter formatado a interface para o usuário do produto dele. Ele é mais gerente de produto do que eu fui. Eu sou mais um codificador, no fundo das entranhas e da arquitetura. Mas, sabe, essa não é uma diferença das mais importantes. Eu começo com arquitetura, e Mark começa com produtos, e Steve Jobs começou com estética.

Na sua fundação, como você toma a decisão moral entre, digamos, dedicar seu tempo e energia à erradicação da pólio em vez das mudanças climáticas?

Quero me concentrar em coisas em que acho que a minha experiência de trabalhar com inovação me dê oportunidade de fazer algo único. A maior parte do dinheiro da fundação vai para um número finito de coisas que se concentra em desigualdade de saúde – por que uma pessoa em um país pobre está em situação muito pior do que uma pessoa de um país que é rico.

Vamos falar sobre mudanças climáticas. Muitos cientistas e políticos veem isso como o maior desafio que a humanidade já enfrentou.

É um grande desafio, mas não tenho certeza se colocaria acima de tudo o mais. Uma das razões por que é difícil é que, quando percebermos que as mudanças climáticas realmente são graves, nossa habilidade de saná-las será extremamente limitada.

 

I Considerando a imagem e o texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

A técnica de entrevista possibilita realizar o levantamento de requisitos para elaboração de um sistema.

PORQUE

II Entrevistas permitem que se estude relatórios e formulários de cadastro e deste modo, é possível conhecer informações para certas funcionalidades de um sistema.

A respeito dessas asserções assinale a opção correta:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

As asserções I e II são proposições falsas.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AO2 - Sistemas Distribuidos - FAM - NOTA 10

  AO2   Sinalizar pergunta: Pergunta 1 Pergunta 1 Leia o texto abaixo:   Por conta da pandemia COVID – 19 (2020), Ana começou a trabalhar em...