AO2 - Análise e Projeto de Sistemas NOTA 6
Pergunta
1
Observe
a imagem a seguir:
Considerando
o diagrama, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I.
As subclasses – pós-graduação, graduação e ensino médio - podem ser generalizados
na superclasse estudantes.
PORQUE
II.
A generalização trata-se da universalização das subclasses em uma superclasse.
A
respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A
asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As
asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa
da I.
A
asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições
verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As
asserções I e II são proposições falsas.
Pergunta
2
Leia
o texto a seguir:
Existem
importantes relacionamentos que ocorrem entre classes. Um destes relacionamentos
que é retratado por uma linha pontilhada que conecta classes mostra a
identificação de objetos submetidos a outros.
Qual
o tipo de relacionamento que tem essas características?
Associação
Desagregação
Fragmentação
Dependência
Herança
Pergunta
3
Observe
a imagem a seguir:
Considerando
as informações dada pela imagem, avalie as seguintes asserções se a relação
proposta entre elas.
I.
No modelo em cascata, atividade sequencial “projeto” define como os sistemas
funcionarão a partir do levantamento e análise de requisitos.
PORQUE
II.
A fase da atividade sequencial “projeto” procura levar em consideração os
recursos tecnológicos para a produção do sistema, como a interfacegráfica, por
exemplo.
A
respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A
asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A
asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As
asserções I e II são proposições falsas.
As
asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa
da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras,
e a II é uma justificativa da I.
Pergunta
4
No
relacionamento representado pelos diagramas de classes e objetos, é possível
detalhar diferentes níveis de relação estrutural, mostrando como os objetos e
as classes estão conformados no sistema. Dentre as possíveis relações temos as
de associação, de multiplicidade, de classes associativas e associações reflexivas.
A
partir disso, assinale a alternativa que contém outros possíveis
relacionamentos entre classes e objetos que são representados pelos diagramas.
Associação unidirecional,
interpretação de composição e programa reflexivo.
Multiplicidade direcional,
composição de programas e agregação de entidades.
Reflexo direcional, agregação
de programas e interpretação de sistemas.
Associação bidirecional, agregação/composição e interpretação em
programas.
Associação bidirecional,
composição e interpretação de componentes.
Pergunta
5
Para
iniciar o projeto de um sistema, é necessário proceder a um levantamento de
requisitos. É a partir desse levantamento que será esboçado o documento queirá
conduzir a especificação dos casos de uso, importantes para a visualização das
informações de interação entre o usuário e o sistema. Esse processo é normalmente
constituído por cinco passos, a citar:
Primeiro passo:
Segundo passo:
Terceiro passo:
Quarto passo:
Quinto passo:
(
). Validação dos requisitos que servirão de parâmetro pelo cliente.
(
). Desenvolvimento de códigos a partir dos diagramas de caso de uso.
(
). Especificação dos casos de uso em formato de diagramas UML.
(
). O documento torna-se a base para as implementações do sistema.
(
). Elaboração de uma planilha de testes contendo os casos de uso.
A
partir do que foi exposto, selecione a alternativa que contém a ordem que foi preenchida
nas lacunas:
4, 2, 1, 5, 3.
2,
1, 4, 5, 3.
3,
5, 1, 2, 4.
1,
2, 5, 4, 3.
4,
5, 3, 1, 2.
Pergunta
6
Os
diagramas em UML são elaborados no sentido de representar elementos, estrutura,
interações e entidades em um sistema, podendo levar em consideração o diferentes
aspectos para facilitar a modelagem desse sistema. Dentre os muitos tipos de
diagrama temos os de classe, de sequência, de estados e decomponentes, apenas
para citar alguns.
Sabendo
disso, avalie a imagem a seguir:
Fonte:
adaptado de Fowler, 2005, pág. 97.
Podemos
afirmar que essa imagem retrata um diagrama de qual tipo?
Diagrama de pacotes.
Diagrama
de instalação.
Diagrama
de estados.
Diagrama
de componentes.
Diagrama
de objetos.
Pergunta
7
Observe
a imagem a seguir:
Considerando
as informações apresentadas, avalie as afirmações abaixo:
I.
Um
sistema em diagramas de caso de uso é representado graficamente por um
retângulo.
II.
II.
O ator Aluno tem exclusivamente as funcionalidades comprar um curso e resolver
um exercício.
III.
III.
O ator Aluno realiza comunicação com os casos de uso comprar um curso, resolver
um exercício e assistir um capítulo.
É
correto que se afirmar em:
II
e III, apenas.
III,
apenas.
I e III, apenas.
I,
apenas.
II,
apenas.
Pergunta
8
Leia
o texto a seguir:
O
paradigma de é um modelo de programação apoiado por linguagens que têm características
em comum. Normalmente, a modelagem de sistemas é usada para se ter uma previsão
futura dos sistemas. Existem alguns conceitos importantes para a modelagem
orientada à objetos, como por exemplo o conceito de objetos, herança,
polifmorfismo, dentre outros. Considerando as afirmações apresentadas, as
afirmações a seguir:
I.
Temos
como exemplo de objetos – uma instituição, uma pessoa e uma moto.
II.
II.
Dentro do conceito de classe, roupas podem agrupar objetos como calças, camisas
e saias.
III.
III.
A superclasse estudante possui as subclasses estudante de ensino fundamental e
estudante de graduação.
É
correto o que se afirma em:
I,
apenas.
II
e III, apenas.
I, II e III
II,
apenas.
III,
apenas.
Pergunta
9
Projetos
são necessários sempre que houver um objetivo a ser alcançado, seja ele um
objetivo pessoal ou corporativo. Assim sendo, qualquer área de atuação envolve
a elaboração de projetos, e na área de desenvolvimento de sistemas e softwares
não é diferente. Para que um sistema seja desenvolvido, é importante planejar
seus requisitos e funcionalidades, bem como avaliar a sua interação como
usuário, o que será representado por meio de modelos – como os modelos UML.
Considerando
o que foi exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre
elas:
I.
É possível comparar a tarefa de análise e desenvolvimento de sistemas comum
projeto de arquitetura.
PORQUE
II.
Desenhar a planta de uma casa é como projetar o modelo de um sistema, o qual
será usado em sua construção.
A
respeito das asserções, assinale a opção correta:
As
asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa
da I.
A
asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A
asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições
verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As
asserções I e II são proposições falsas.
Pergunta 10
Leia
o trecho de entrevista a seguir:
Quando
você olha para o que Zuckerberg fez, vê um pouco de si mesmo nele?
Ah,
claro que sim. Nós dois largamos Harvard, nós dois tínhamos visões fortes e teimosas
a respeito do que softwares são capazes de fazer. Eu dou a ele mais crédito por
ter formatado a interface para o usuário do produto dele. Ele é mais gerente de
produto do que eu fui. Eu sou mais um codificador, no fundo das entranhas e da
arquitetura. Mas, sabe, essa não é uma diferença das mais importantes. Eu
começo com arquitetura, e Mark começa com produtos, e Steve Jobs começou com
estética.
Na
sua fundação, como você toma a decisão moral entre, digamos, dedicar seu tempo
e energia à erradicação da pólio em vez das mudanças climáticas?
Quero
me concentrar em coisas em que acho que a minha experiência de trabalhar com
inovação me dê oportunidade de fazer algo único. A maior parte do dinheiro da
fundação vai para um número finito de coisas que se concentra em desigualdade
de saúde – por que uma pessoa em um país pobre está em situação muito pior do
que uma pessoa de um país que é rico.
Vamos
falar sobre mudanças climáticas. Muitos cientistas e políticos veem isso como o
maior desafio que a humanidade já enfrentou.
É
um grande desafio, mas não tenho certeza se colocaria acima de tudo o mais. Uma
das razões por que é difícil é que, quando percebermos que as mudanças climáticas
realmente são graves, nossa habilidade de saná-las será extremamente limitada.
I
Considerando a imagem e o texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta
entre elas.
A técnica de entrevista possibilita realizar o levantamento de requisitos para elaboração de um sistema.
PORQUE
II Entrevistas permitem que se estude relatórios e formulários de cadastro e deste modo, é possível conhecer informações para certas funcionalidades de um sistema.
A
respeito dessas asserções assinale a opção correta:
As
asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As
asserções I e II são proposições falsas.
As
asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa
da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A
asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário