ATIVIDADE OBJETIVA 2 -
PARADIGMAS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Iniciado: 8 dez em 12:30
Pergunta 1
“A questão principal é que se
você entende o paradigma ou conceitos fundamentais sob os quais uma determinada
linguagem, framework ou biblioteca foram construídos, a curva de aprendizado
torna-se cada vez mais rápida e a velocidade de adaptação a ele é muito maior
”.
MALAVASKI, Alexandre. Disponível
em:
https://medium.com/alexandre-malavasi/descomplicando-programa%C3%A7%C3%A3o-imperativa-declarativa-e-reativa-a481baa87742.
Acesso em: 16 de outubro de 2019. Adaptado.
Em um projeto de desenvolvimento de software
utilizar os paradigmas de linguagem de programação é um pré-requisito do
desenvolvedor. No entanto, algumas pessoas não conseguem entender os conceitos
dos paradigmas e, muitos entendem como um tipo de linguagem, essa falta de
entendimento da disciplina acontece por alguns motivos:
I. Os paradigmas de programação
estão relacionados com a maneira como se programa, independente da linguagem
escolhida. O importante é o conceito (paradigma) utilizado como base pela
linguagem.
II. Dependendo da linguagem de
programação muitos tipos de paradigmas são suportados, o que vai determinar
quais paradigmas será utilizado é a necessidade.
III. Os paradigmas podem ser uma
linguagem de programação exclusiva que suporta apenas um tipo de paradigma,
chamadas de linguagem de paradigmas.
Quais motivos condizem com a
falta de atendimento?
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
II e III, apenas.
Pergunta 2
“Baseado em instruções e
comandos, o programador diz como e o quê exatamente um programa ou rotina deve
realizar. É neste paradigma que surgiram os famosos laços de repetição,
estruturas condicionais, atribuição de valor à variáveis e controle de estado.
A maioria de nós programadores utilizamos este paradigma de programação no
nosso dia a dia sem, muitas vezes, nos darmos conta disto. ”
Fonte: MALAVASKI, Alexandre.
Disponível em: https://medium.com/alexandre-malavasi/descomplicando-programa%C3%A7%C3%A3o-imperativa-declarativa-e-reativa-a481baa87742.
Acesso em: 16 de outubro de 2019. Adaptado.
O paradigma imperativo é aquele que em sua
estrutura expressa o código utilizando comandos de programação que:
servem para expressar funções na
programação do software.
alteram os estados dos objetos de acordo com as
necessidades.
são gravados nas funções que
chamam outras funções por demanda.
alteram para o modo funcional de
acordo com as regras de negócio.
fazem parte de um estilo de
programação como estruturada.
Pergunta 3
TEXTO 1:
“O termo engenharia de software
apareceu pela primeira vez no ano de 1968, após a crise do software, época na
qual ocorriam dificuldades no desenvolvimento de programas livres de defeitos e
que se comportassem de maneira confiável, compreensível e eficiente.”
SILVA, Débora. Disponível em:
https://www.estudopratico.com.br/engenharia-de-software-aspectos-praticos-da-producao-de-um-sistema-de-software/.
Acesso em: 16 de outubro de 2019. Adaptado
TEXTO 2
Em projetos de software, o uso
dos paradigmas de programação é utilizado de acordo com a necessidade dos
requisitos do projeto. Com o tempo surgiu algumas dificuldades dos
programadores em relação a padronização e, então surgiu a engenharia de
software para organizar o desenvolvimento como uma disciplina de engenharia,
com modelos e padrões.
A partir das informações
apresentadas, sobre utilizar apenas os paradigmas de linguagem de programação
sem a engenharia de software, assinale a alternativa correta sobre isso em
projetos da atualidade:
A qualidade do software não está
ligada a engenharia e seus modelos, e sim com os padrões que são utilizados com
os paradigmas de programação.
Os padrões poderiam ser adotados
pela empresa, cada um teria seu padrão, não teria problemas se não utilizar a
engenharia de software.
Sem a engenharia de software não seria possível organizar
e atender os requisitos envolvidos, principalmente no que se refere à qualidade
esperada.
Os padrões de software não uma
obrigatoriedade, apenas com os paradigmas de programação é possível fazer um
software de qualidade.
Os softwares são produtos
voláteis, o uso dos paradigmas não tem uma ligação direta com a engenharia de
software envolvida no projeto,
Pergunta 4
“Três pilares formam a base da
gestão de projetos: ter foco no cliente, fazer a equipe trabalhar bem (leia-se
de forma produtiva e colaborativa) e administrar os recursos (de tempo,
pessoal, financeiro) do projeto. A gestão de projetos de software compreende
atividades que visam assegurar que o (sistema ou produto de) software seja
entregue ao cliente no prazo pré-definido e esteja de acordo com os requisitos
definidos pelo cliente. ”
DEVMEDIA . Gestão de Projetos de
Software Disponível em:
https://www.devmedia.com.br/gestao-de-projetos-de-software/9143 Acesso em: 16
de outubro. Adaptado.
A gestão de projetos de software
é uma empreitada que envolve um produto não físico de alto valor, além de
envolver várias etapas até sua concepção final. Imagine uma situação em que há
um projeto complexo com muitos requisitos para serem executados, como seria a
melhor maneira de criar uma estratégia de execução:
I. Ao analisar os requisitos, o
mais apropriado seria executar o projeto em um modelo único, colocando todas as
etapas em sequência para serem executados.
II. O apropriado é dividir esses
projetos em pequenas partes e classificar a prioridade dos requisitos de acordo
com a necessidade do Cliente.
III. É possível utilizar um
modelo da engenharia de software que consiga uma execução de partes do projeto
em paralelo.
São estratégias de execução
pertinentes as afirmações:
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Pergunta 5
Leia os textos:
“Os componentes são definidos
como uma unidade independente com possibilidade de reutilização em forma
binária que pode ser conectada a outros componentes formando uma aplicação
completa. Os componentes não precisam ser compilados e são flexíveis através do
uso de mecanismos simples e padronizados para assegurar a
interoperacionalidade. Para a comunicação entre os componentes é necessário um
mecanismo chamado ORB (Object Request Brokers). ”
Fonte: EFAGUNDES. Como a
programação por componentes ou orientada por objetos facilitam o
desenvolvimento de sistemas de aplicação? Disponível em:
https://efagundes.com/artigos/como-a-programacao-por-componentes-ou-orientada-por-objetos-facilitam-o-desenvolvimento-de-sistemas-de-aplicacao/.
Acesso em: 16 de outubro de 2019. Adaptado.
No desenvolvimento de software a
acoplagem de componentes é uma das formas utilizadas por programadores para
reutilização de código, porém, é preciso vários fatores precisam ser
considerados para aplicar esta estratégia.
Considerando as informações
acima, e os conteúdos vistos, avalie as afirmações abaixo:
I. Utilizar componentes é uma
forma de padronização de projeto de software muito complexo, apesar de haver
aproveitamento de código, sua manutenção não é considerada algo trivial de ser
realizado.
II. A programação por componentes
é um estilo utilizado apenas no paradigma procedural, que possui a ideia de
acoplamento e procedimentos por funções sem modificar o estado do objeto.
III. A programação por componente
pode ser utilizada em projetos em que há uma supervisão de ponta a ponto, que
apresenta um grau de maturidade e que siga os procedimentos da engenharia de
software.
Pensando em acoplagem de
componentes, é correto o que se afirma em:
I e III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário