Wikipedia

Resultados da pesquisa

sábado, 2 de dezembro de 2023

AO2 - Marketing Digital, Inteligência Artificial e Novas Mídias - FAM - NOTA 10

 

AO2


 
Sinalizar pergunta: Pergunta 1
Pergunta 1

Leia o texto a seguir e analise a figura:

As interações em ambientes online se tornaram um dos principais recursos para que os relacionamentos com seus colaboradores se tornem efetivos. O marketing digital está na maioria das organizações, independente do ramo. Isso ocorre devido às estratégias da atividade serem desenvolvidas para aplicação nas plataformas digitais. Para Gabriel (2010), há controvérsias nos conceitos de marketing digital. A autora afirma que o termo marketing digital não é totalmente adequado, pois o “digital” tende a permear todas as plataformas, inclusive as futuras (GABRIEL, 2010, p. 105).

 Assim, o marketing digital também pode ser considerado o canal para diversos outros tipos de marketing, como o de conteúdo e o viral. Nesse sentido, é possível classificar o marketing digital como uma das principais atividades para desencadear um bom relacionamento com o consumidor. As empresas estão totalmente vulneráveis a qualquer comentário dentro do ambiente digital, podem expor sua opinião de forma satisfatória, ou não. Com isso, “a internet afeta seu negócio independentemente da sua vontade” (TORRES, 2009, p. 61). Assim, a qualidade dos conteúdos compartilhados pela marca deve ser de extrema relevância para o seu público, visto que existe uma grande quantidade de conteúdos sendo distribuídos na web.

(Fonte: PINHEIRO, Cristiano Max Pereira et al. Somos Todos Netflix: Interação e Estratégias de Engajamento nas Publicações da Série Stranger Things. Prisma. com, n. 39, p. 43-64, 2019.)

4.2.png

(Fonte: Kostić, Jovanović Tončev, Džamić, & Knežević, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/307745425_Economic_and_legal_conceptual_framework_of_viral_marketingLinks to an external site.. Acesso em: 10 de maio de 2023) (adaptado)

Analise as asserções e a relação proposta entre elas:

I. O marketing viral tem se mostrado bastante efetivo em campanhas de marketing, pois conta com a ‘exponencialidade’ da rede, além de fazer parte do universo digital e ter custo mais baixo que as estratégias outbound

PORQUE 

II. O marketing viral reforça o conceito de disseminação ampla e potencial às campanhas de marketing no meio digital. 

A respeito das asserções, assinale a opção correta:

Grupo de escolhas da pergunta
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 2
Pergunta 2

Leia o texto a seguir:

Negócios digitais promissores no Brasil, para o guru Neil Patel

Foi-se o tempo em que a internet servia apenas para comprar produtos. A popularização do mundo digital, incluindo o acesso por meio de smartphones, fez com que a contratação de serviços também se tornasse uma realidade.

Os aplicativos e plataformas que facilitam a vida de empresas e de consumidores reunindo itens dos mais diversos setores são um exemplo notório, que ganhou seu próprio nome: marketplace. Além disso, diversos empreendimentos criaram seus próprios sites de agendamento de atendimentos personalizados.

“Para os consumidores, é possível conquistar uma otimização em dinheiro e tempo, principalmente quando as soluções apresentadas são fáceis de se manusear e benéficas para os usuários”, diz Patel.

Nem mesmo Patel ignora a dificuldade de abrir negócios digitais no país. “Ser empreendedor no Brasil não é fácil. Existem falhas na qualidade da internet, na cobertura 3G e 4G, na velocidade da conexão e na atualização dos dispositivos móveis, por exemplo. Além disso, a carga tributária e as regras trabalhistas são muito pesadas para um negócio em desenvolvimento. ”

Por isso, o especialista acredita que o grande potencial do brasileiro comum está em empreender de forma individual. “No final das contas, você por si mesmo é uma empresa — e quando você consegue se enxergar dessa maneira, você percebe inúmeras formas de aumentar seu faturamento e diminuir suas despesas. ”

(Fonte: FONSECA, M. Negócios Digitais promissores no Brasil. Disponível em: https://exame.abril.com.br/pme/6-negocios-digitais-promissores-no-brasil-para-o-guru-neil-patel/Links to an external site.. Acesso em: 16 de nov de 2019.) (adaptado)

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O modelo de assinatura é bastante usado no mercado de entretenimento ou de divulgação de informação, como jornais e revistas. Para se sustentar, esse modelo precisa estar constantemente em busca de qualidade, se não pode perder usuários, que cancelam a inscrição.

PORQUE

II. A comercialização de assinaturas, streaming, SaaS (Software como serviço) e serviços recorrentes implica essencialmente cocriação, aproximando consumidor e empresa, melhorando o relacionamento e a recorrência.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Grupo de escolhas da pergunta
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 3
Pergunta 3

Leia o trecho de um texto que fala dos negócios digitais e inovação em um contexto empreendedor:

“Inovação é uma ideia que atribui novas capacidades a um determinado produto, a fim de diferenciar um produto ou serviço e ganhar resultados econômicos. Na prática, são melhorias em produtos e serviços que já facilitam a vida do consumidor.

A inovação, apesar de ser um conceito que pode ser aplicado em qualquer tipo de negócio, é bastante associada ao meio digital, aos produtos e serviços oferecidos onlineLinks to an external site.. Aliás, inovação e negócios digitaisLinks to an external site. podem ser o caminho para o empreendedor que busca uma reviravolta em sua empresa.

criatividade e a inovação nos negóciosLinks to an external site. digitais têm sido a mola propulsora para vários empreendimentos se repaginarem e se manterem sobreviventes em um meio bastante competitivo.”

Fonte: https://www.educamundo.com.br/blog/inovacao-negocios-digitaisLinks to an external site.

Considerando esse contexto e os diferentes modelos de negócios digitais, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O modelo freemium permite que você de acesso a clientes para alguns tipos de serviços e produtos oferecidos pela empresa, porém, reserva alguns deles para clientes que desejam assinar o conteúdo para ter uma exclusividade de acesso.

PORQUE

II. O modelo freemium é similar ao modelo gratuito, pois utilizará dados do cliente e não necessita a cobrança de algum valor como mensalidade ou anuidade.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Grupo de escolhas da pergunta
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 4
Pergunta 4

Leia o texto a seguir:

Depois da Internet das Coisas, Nova York propõe 'Internet das Lixeiras'

O 4G deixou você na mão? O sinal da rede caiu? Os moradores e turistas de Nova York terão uma nova solução para acessarem a Internet quando isso acontecer: lixeiras da cidade ganharão Wi-Fi. Uma companhia de remoção de lixo local propôs transformá-las em hotspots que oferecerão sinal gratuito para acesso à web.

A Bigbelly entrou com um pedido na prefeitura de NY para a empreitada. Segundo ela, as lixeiras podem ser ideais para serem pontos de conexão, tendo em vista suas localizações estratégicas nas ruas da cidade. A conexão teria velocidades de até 75 Mb/s e seria bancada por um sistema de anúncios.

A empresa usou seu blog oficial para falar sobre o assunto. No exemplo citado, ela coloca a rede de cafeterias Starbucks como uma possível anunciante de uma lixeira localizada próxima a uma de suas lojas.

A vice-presidente de marketing da empresa, Leila Dillon, disse ao site Computer World que o projeto é viável. “Cooperamos com as companhias de celular, e queremos trabalhar com quem quiser trabalhar conosco para ter a melhor cobertura”, explicou.

A BigBelly já usa a tecnologia em suas lixeiras. Ela já criou um sistema, por exemplo, que avisa a seus coletores quando elas estão 85% cheias. E Nova York também já tem um sistema de hotspots Wi-Fi, que chega no fim deste ano, substituindo orelhões antigos por torres de Internet conhecidas como “Links”, que têm ainda carregadores e ligações domésticas gratuitas.

(Fonte: JESUS, A. Depois da Internet das Coisas, Nova York propõe 'Internet das Lixeiras'.Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/07/depois-da-internet-das-coisas-nova-york-propoe-internet-das-lixeiras.html. AcessoLinks to an external site. em: 16 de nov de 2019)

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Por meio da IoT, a internet deixa de conectar apenas as pessoas e passa a conectar as coisas que nos rodeiam e ligá-las entre si, permitindo uma infinidade de usos e possibilidades.

PORQUE

II. A inteligência dos dispositivos de IoT advém de sensores e chips embutidos neles e que geram dados sobre os nossos hábitos, preferências, rotina, etc. E é esse trabalho de "interpretação" (que envolve muitos fundamentos matemáticos e estatísticos) uma das chaves para o sucesso e para o pleno desenvolvimento desse conceito.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Grupo de escolhas da pergunta
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 5
Pergunta 5

O trecho extraído de uma página de agência de marketing fala da geolocalização em dispositivos móveis.

 A evolução dos telefones celulares para smartphones fez com que ele substituísse diversos gadgets que estavam presentes em nossas vidas. Com eles veio junto a popularização do GPS (Global Positioning System) e a capacidade de aplicativos e sitesLinks to an external site. saberem sua localização exata. A geolocalização se refere a essa capacidade de identificar a localização atual de um dispositivo e fazer uso dessa informação.

Fonte: Disponível em: https://www.agenciapulso.com.br/blog/artigos/os-novos-caminhos-do-marketing-com-geolocalizacao/Links to an external site. Acesso em: 10 de maio de 2023.

Considerando as informações apresentadas  e o tema da geolocalização dentro do marketing digital, avalie as afirmações a seguir:

I. O uso da geolocalização é importante somente para apresentar informações ligadas ao trânsito e questões climáticas para os usuários de smatphone.

II. Um dos fatores importante na geolocalização é trabalhar a segmentação de forma bem específica e atingindo um grupo bem coeso em termos de características de consumo.

III. A geolocalização tem como lado negativo a exposição do público quanto ao seu cotidiano e convívio social, mas proporciona um trabalho segmentado junto ao consumidor.

É correto o que se afirma apenas em:

Grupo de escolhas da pergunta
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 6
Pergunta 6

Leia o trecho de um texto que fala da importância dos negócios digitais:

Com o avanço da tecnologia e o aumento do uso da internet, o mercado de negócios digitais se tornou uma tendência e uma ótima oportunidade de investimento. Esse tipo de empreendedorismo possibilita que empresas possam expandir sua atuação e vender seus produtos e serviços com um baixo custo financeiro, podendo obter um retorno rápido a partir de ações acertadas.

Fonte: https://empresas.serasaexperian.com.br/blog/negocios-digitais/Links to an external site.

Considerando esse contexto e os diferentes modelos de negócios digitais, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I.  Há um crescimento de modelos de negócios digitais que focam o aluguel de equipamentos, produtos e outros itens, pois isso possibilita que o cliente não tenha a necessidade de desembolsar uma quantia grande para compra. .


PORQUE

II. O modelo de negócio de aluguel é semelhante ao modelo “freemium”, pois em ambos o cliente pode utilizar gratuitamente alguns serviços e pagar por outros.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

 

Grupo de escolhas da pergunta
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 7
Pergunta 7

Os números abaixo mostram como o mobile mobile marketing está ganhando espaço entre as pessoas:

q8.png

Fonte: https://blog.mailee.me/email-marketing-mobile/Links to an external site.

Considerando o tema apresentado,  a vantagem do mobile marketing é a de

Grupo de escolhas da pergunta
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 8
Pergunta 8

O gráfico abaixo mostra como o e-commerce cresce em alguns países da América Latina:

Questão 4.png

Fonte: https://www.onmarketing.digital/noticias/mesmo-na-crise-as-vendas-no-e-commerce-brasileiro-continuam-subindo/Links to an external site.

O e-commerce é uma tendência de crescimento e que ocupa um grande espaço na geração de negócios. Um setor que também cresce junto com isso e a relação comercial de uma empresa com o poder público. Nesse sentido podemos definir tal modelo de negócio pela sigla:

Grupo de escolhas da pergunta
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 9
Pergunta 9

O texto abaixo aborda a importância do mobile marketing:

 “Primeiro de tudo, o Mobile Marketing se trata de um conjunto de estratégias de marketing, realizada por meio dos dispositivos móveis, ou seja, aplicadas em celulares, smartphones, tablets, entre qualquer outro dispositivo com mobilidade e acesso a internet.

Essa estratégia foi criada, pois já é certo que as pessoas estão acostumadas a passar muito mais tempo nos celulares do que nos computadores de forma geral, especialmente em seus momentos de lazer.

Quando procuramos por serviços ou produtos, isso também ocorre com mais frequência por meio dos dispositivos móveis.

E devido a isso, as estratégias de marketing utilizadas em computadores foi diminuindo cada vez mais.

As empresas hoje em dia já estão direcionando suas ações e estratégias para o Mobile. Já é possível até mesmo acharmos empresas que atuam apenas no Mobile, como bancos, serviços de entrega de comida, serviços de transporte particular, entre outros.”

Fonte: Disponível em: https://www.siteware.com.br/projetos/mobile-marketing-saiba-o-que-e-e-como-aplicar-na-sua-empresa/Links to an external site. Acesso em 10 de maio de 2023.

Diante do tema que envolve os negócios em mobile marketing, analise as afirmativas a seguir:

I. Há uma tendência de crescimento das vendas e uso de aplicativos por parte do consumidor, consequentemente, uma empresa necessita compreender que precisa utilizar o mobile marketing para seus negócios.  

II. Um dos pontos negativos do uso do mobile marketing é o reduzido poder de envio de informações e outras mensagens de forma personalizada.

III. O fator de mobilidade é um dos fatores diferenciais do mobile marketing, pois ele proporciona o envio de informações em tempo real e quando o consumidor está próximo de um serviço ou qualquer estabelecimento comercial.

É correto o que se afirma em:

Grupo de escolhas da pergunta
 
Sinalizar pergunta: Pergunta 10
Pergunta 10

Leia essa explicação acerca do tema m-commerce:

“O m-commerce pode ser definido como a forma de comércio onde as transações são feitas por meio de aparelhos eletrônicos, como:

  • Smartphones;
  • Tablets;
  • Relógios digitais.”

Fonte: Disponível em:  https://empreenderdinheiro.com.br/blog/m-commerce/Links to an external site. Acesso em: 10 de maio de 2023.

m-commerce é uma tendência dentro da trajetória do consumo e das relações de compra e venda.

Pensando nisso, podemos afirmar que uma das características do m-commerce é

Grupo de escolhas da pergunta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AO2 - Sistemas Distribuidos - FAM - NOTA 10

  AO2   Sinalizar pergunta: Pergunta 1 Pergunta 1 Leia o texto abaixo:   Por conta da pandemia COVID – 19 (2020), Ana começou a trabalhar em...