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quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

ATIVIDADE OBJETIVA 4 - PARADIGMAS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

 

ATIVIDADE OBJETIVA 4 - PARADIGMAS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

Iniciado: 8 dez em 13:26

Pergunta 1

“Os métodos ágeis são uma abordagem ao modelo de gestão tradicional de projetos. Onde se tinha o desenvolvimento de produtos divido por etapas bem definidas. Já os Métodos Ágeis possuem iterações curtas, onde o resultado é medido através de produto pronto. ”

METODOAGIL. Métodos Ágeis: O que é e porque você deve saber o que é. Disponível em: http://www.metodoagil.com/metodos-ageis/. Acesso em: 22 de outubro de 2019. Adaptado.

Em um projeto de software, os recursos são muito bem gerenciados, e um dos principais valores é o tempo. Para isso são adotadas metodologia ágeis que são consideradas mais dinâmicas que as metodologias tradicionais. Considerando o método SCRUM, quais fatores fazem esse método eficiente?

I. O método SCRUM utiliza pouca documentação, e suas tarefas são executadas em períodos menores, os backlogs são executados em um ciclo de uma ou duas semanas, que são conhecidos como sprints.

II. O método propõe uma equipe com, no máximo, nove membros, contanto o SCRUM Master. A equipe é auto gerenciável, e o Canvas pode ser utilizado para gerenciar as tarefas executadas no projeto.

III. O SCRUM possui especificações baseadas em modelos antigos, como a cascata, cada membro é responsável por uma parte do projeto, não há um limite de pessoas envolvidas em cada projeto.

É correto o que se afirma em:

I e III, apenas.

II, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

I e II, apenas.

 

Pergunta 2

As licenças de software livre são utilizadas por diversas instituições e desenvolvedores para manter a integridade e direitos autorais de quem produziu o software, apesar de alguns tipos serem do tipo livre, que não é cobrado, há licenças de produtos com código aberto, que não quer dizer que é gratuito. É preciso conhecer alguns tipos de licenças, no mundo dos softwares livre as mais conhecidas são a GPL da GNU Instituto e a licença BSD da Universidade de Berkeley.

Mesmo o software livre possui regras de uso chamadas licença de uso. Dentre elas se destacam as: GPL e BSD. Suponha que em um projeto você precisará utilizar software de uma empresa privada associado a um software de licença livre. Qual seria o melhor caminho para utilizar dois produtos juntos, com licenças distintas:

I. A utilização de dois softwares com licenças diferentes não traz impactos para a organização. Mas se for integrar ou modificar o código cada item deve ser examinado por questões de direitos autorais.

II. Na licença de software livre há muitas clausulas, se o software for livre e de código aberto, alguns cuidados extras devem ser tomados, principalmente, ao modificar e integrar com outras ferramentas.

III. Não há problema de utilizar softwares com licenças diferentes, ao integrar tecnologia não é preciso avaliar os direitos autorais, pois, todos continuam com licenças distintas.

É correto o que se afirma em:

I, II e III.

II, apenas.

I e III, apenas.

I e II, apenas.

II e III, apenas.

 

Pergunta 3

Leia o texto abaixo:

Diagramas da UML fazem parte da engenharia de software. O diagrama é como uma planta de alguma construção para o engenheiro civil, porém é aplicado ao desenvolvimento de software e podem ser inúmeros para cada situação de projetos, tudo vai depender das regras envolvidas no negócio.

Em um projeto alguns engenheiros de software desenvolveram alguns diagramas que serão utilizados pela equipe de desenvolvimento. Eles utilizarão o diagrama de classe como base, considerando os requisitos e arquitetura necessária.

A partir das informações apresentadas no texto base, avalie as alternativas abaixo e assinale a correta:

O mais importante é escolher um padrão da UML, dentre os diagramas do GOF da UML, assim, é determinada a arquitetura.

Os diagramas são um meio de orientação para os desenvolvedores, os engenheiros precisam considerar a arquitetura envolvida e principalmente os requisitos propostos pelo cliente.

O diagrama de classe é utilizado apenas para documentação, quem irá desenvolver as classes são os programadores.

Nesse processo o mais importante é a arquitetura e a experiência da equipe, os diagramas podem ser adaptados no processo de desenvolvimento.

Apenas utilizar o diagrama de classe é o suficiente para o processo de desenvolvimento, mas não é essencial.

 

Pergunta 4

Leia o texto abaixo:

“As metodologias ágeis são abordagens para o desenvolvimento de produtos que estão alinhadas com os valores e princípios descritos no Manifesto Ágil para Desenvolvimento de Software, assinado em 2001 em Utah. ”

SILVA. D. G. O que são Metodologias Ágeis?

Disponível em: https://targetteal.com/pt/blog/o-que-sao-metodologias-ageis/. Acesso em: 22 de outubro de 2019. Adaptado.

 Em projetos de software são utilizadas metodologias ágeis no processo de desenvolvimento e gestão de equipes, uma das ferramentas que utilizam Casos de Uso da UML (Unified Modeling Language) é qual?

É o modelo do SCRUM, utiliza os Casos de Uso e a ferramenta conhecida como Rational da IBM.

É o modelo XP que trabalha com Casos de Uso para gestão de todos requisitos do projeto.

É o modelo PSP para fazer a gestão dos projetos junto com os Casos de Uso, adotado pela equipe.

É o RUP da IBM, que utiliza a ferramenta Rational para desenvolver os Casos de Uso para gerenciar os requisitos.

É o modelo FDD largamente utilizado em grandes equipes, utiliza os Casos de Uso como sua base.

 

Pergunta 5

Ao planejar o desenvolvimento de um software, nem sempre todos os membros da equipe, podem ser envolvidos em todas as etapas dos projetos. Há casos, em que torna-se necessária uma documentação consistente, para que fique claro para todos os envolvidos, quais são os requisitos do projeto.

 Considerando a UML, como uma ferramenta para registro tanto dos requisitos, quanto de partes da solução. Pode-se afirmar que:

I.O Diagrama de Classes está entre os mais relevantes para profissionais que trabalham com projetos Orientados a Objetos.

PORQUE

II. A UML é composta por um conjunto amplo de diagramas, que são utilizados para representar enfoques diferentes da solução / requisitos dos projetos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

As asserções I e II são proposições falsas.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

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