ATIVIDADE
OBJETIVA 4 - PARADIGMAS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Iniciado: 8 dez em 13:26
Pergunta 1
“Os métodos ágeis são uma
abordagem ao modelo de gestão tradicional de projetos. Onde se tinha o
desenvolvimento de produtos divido por etapas bem definidas. Já os Métodos
Ágeis possuem iterações curtas, onde o resultado é medido através de produto
pronto. ”
METODOAGIL. Métodos Ágeis: O que
é e porque você deve saber o que é. Disponível em:
http://www.metodoagil.com/metodos-ageis/. Acesso em: 22 de outubro de 2019.
Adaptado.
Em um projeto de software, os
recursos são muito bem gerenciados, e um dos principais valores é o tempo. Para
isso são adotadas metodologia ágeis que são consideradas mais dinâmicas que as
metodologias tradicionais. Considerando o método SCRUM, quais fatores fazem
esse método eficiente?
I. O método SCRUM utiliza pouca
documentação, e suas tarefas são executadas em períodos menores, os backlogs
são executados em um ciclo de uma ou duas semanas, que são conhecidos como
sprints.
II. O método propõe uma equipe
com, no máximo, nove membros, contanto o SCRUM Master. A equipe é auto
gerenciável, e o Canvas pode ser utilizado para gerenciar as tarefas executadas
no projeto.
III. O SCRUM possui
especificações baseadas em modelos antigos, como a cascata, cada membro é
responsável por uma parte do projeto, não há um limite de pessoas envolvidas em
cada projeto.
É correto o que se afirma em:
I e III, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
I e II, apenas.
Pergunta 2
As licenças de software livre são
utilizadas por diversas instituições e desenvolvedores para manter a
integridade e direitos autorais de quem produziu o software, apesar de alguns
tipos serem do tipo livre, que não é cobrado, há licenças de produtos com código
aberto, que não quer dizer que é gratuito. É preciso conhecer alguns tipos de
licenças, no mundo dos softwares livre as mais conhecidas são a GPL da GNU
Instituto e a licença BSD da Universidade de Berkeley.
Mesmo o software livre possui
regras de uso chamadas licença de uso. Dentre elas se destacam as: GPL e BSD.
Suponha que em um projeto você precisará utilizar software de uma empresa
privada associado a um software de licença livre. Qual seria o melhor caminho
para utilizar dois produtos juntos, com licenças distintas:
I. A utilização de dois softwares
com licenças diferentes não traz impactos para a organização. Mas se for
integrar ou modificar o código cada item deve ser examinado por questões de
direitos autorais.
II. Na licença de software livre
há muitas clausulas, se o software for livre e de código aberto, alguns
cuidados extras devem ser tomados, principalmente, ao modificar e integrar com
outras ferramentas.
III. Não há problema de utilizar
softwares com licenças diferentes, ao integrar tecnologia não é preciso avaliar
os direitos autorais, pois, todos continuam com licenças distintas.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
II, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
Pergunta 3
Leia o texto abaixo:
Diagramas da UML fazem parte da
engenharia de software. O diagrama é como uma planta de alguma construção para
o engenheiro civil, porém é aplicado ao desenvolvimento de software e podem ser
inúmeros para cada situação de projetos, tudo vai depender das regras
envolvidas no negócio.
Em um projeto alguns engenheiros
de software desenvolveram alguns diagramas que serão utilizados pela equipe de
desenvolvimento. Eles utilizarão o diagrama de classe como base, considerando
os requisitos e arquitetura necessária.
A partir das informações
apresentadas no texto base, avalie as alternativas abaixo e assinale a correta:
O mais importante é escolher um
padrão da UML, dentre os diagramas do GOF da UML, assim, é determinada a
arquitetura.
Os diagramas são um meio de orientação para os
desenvolvedores, os engenheiros precisam considerar a arquitetura envolvida e
principalmente os requisitos propostos pelo cliente.
O diagrama de classe é utilizado
apenas para documentação, quem irá desenvolver as classes são os programadores.
Nesse processo o mais importante
é a arquitetura e a experiência da equipe, os diagramas podem ser adaptados no
processo de desenvolvimento.
Apenas utilizar o diagrama de
classe é o suficiente para o processo de desenvolvimento, mas não é essencial.
Pergunta 4
Leia o texto abaixo:
“As metodologias ágeis são
abordagens para o desenvolvimento de produtos que estão alinhadas com os
valores e princípios descritos no Manifesto Ágil para Desenvolvimento de
Software, assinado em 2001 em Utah. ”
SILVA. D. G. O que são
Metodologias Ágeis?
Disponível em:
https://targetteal.com/pt/blog/o-que-sao-metodologias-ageis/. Acesso em: 22 de
outubro de 2019. Adaptado.
Em projetos de software são utilizadas
metodologias ágeis no processo de desenvolvimento e gestão de equipes, uma das
ferramentas que utilizam Casos de Uso da UML (Unified Modeling Language) é
qual?
É o modelo do SCRUM, utiliza os
Casos de Uso e a ferramenta conhecida como Rational da IBM.
É o modelo XP que trabalha com
Casos de Uso para gestão de todos requisitos do projeto.
É o modelo PSP para fazer a
gestão dos projetos junto com os Casos de Uso, adotado pela equipe.
É o RUP da IBM, que utiliza a ferramenta Rational para
desenvolver os Casos de Uso para gerenciar os requisitos.
É o modelo FDD largamente
utilizado em grandes equipes, utiliza os Casos de Uso como sua base.
Pergunta 5
Ao planejar o desenvolvimento de
um software, nem sempre todos os membros da equipe, podem ser envolvidos em
todas as etapas dos projetos. Há casos, em que torna-se necessária uma
documentação consistente, para que fique claro para todos os envolvidos, quais
são os requisitos do projeto.
Considerando a UML, como uma ferramenta para
registro tanto dos requisitos, quanto de partes da solução. Pode-se afirmar
que:
I.O Diagrama de Classes está
entre os mais relevantes para profissionais que trabalham com projetos
Orientados a Objetos.
PORQUE
II. A UML é composta por um
conjunto amplo de diagramas, que são utilizados para representar enfoques
diferentes da solução / requisitos dos projetos.
A respeito dessas asserções,
assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição
falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição
verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são
proposições falsas.
As asserções I e II são
proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é
uma justificativa da I.
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