Wikipedia

Resultados da pesquisa

domingo, 13 de março de 2022

Sistemas Operacionais - Atividade Objetiva 4

 Atividade Objetiva 4 

Pergunta 1

Conceitualmente um arquivo é um conjunto de informações logicamente 

relacionadas. Este conjunto de informações podem ser um conjunto de dados ou um conjunto de instruções. Um arquivo executável possui instruções em 

linguagem de máquina que são executadas pelo sistema operacional. Um arquivo também pode ser um arquivo de dados, com dados estruturados, contendo um determinado número de campos, com tamanhos definidos, posição inicial e posição final, etc. Um arquivo pode conter conteúdo multimídia, imagem, áudio, som, vídeo, etc. Do ponto de vista dos usuários, temos diferentes tipos de arquivos porém para o sistema operacional um arquivo é tão somente um conjunto de registros definido pelo sistema de arquivos. 

(Fonte: Disponível em: 

https://sites.google.com/site/proffernandosiqueiraso/aulas/11-gerencia-de memoria-virtual (https://sites.google.com/site/proffernandosiqueiraso/aulas/11- gerencia-de-memoria-virtual) . Acesso em: 28 de nov de 2019) 

Sobre os arquivos, podemos dizer: 

I. Os arquivos podem ser armazenados em vários dispositivos físicos diferentes, esses dispositivos são conhecidos como drivers

II. Um arquivo tem a necessidade de encontrar uma maneira de ser reconhecido pelo sistema operacional.

III. Os arquivos devem ser organizados de forma diretamente proporcional a forma como os dados estão internamente organizados e armazenados 

Compare as alternativas acima, é correto o que se afirma em: 

II, apenas 

I, II e III 

III, apenas 

I e II apenas 

I, apenas 

Pergunta 2 

Uma empresa precisa escolher uma técnica para à gerência de memória que vise dar maior taxa de utilização à memória principal, melhorando seu compartilhamento. Também precisa resolver o problema da falta de memória principal num sistema. Pois, toda vez que um programa precisa ser alocado para execução e não há espaço na memória principal, o sistema operacional escolhe entre os processos alocados que não tem previsão de utilizar a CPU nos próximos instantes (quase sempre entre aqueles que estão em interrupção de E/S ou no final da fila de pronto), e “descarrega” este processo da memória para uma área especial em disco. Durante o tempo em que o processo fica nesse estado, o outro que necessitava de memória entra em execução ocupando o espaço deixado pelo que saiu. Pouco antes de chegar a vez do processo armazenado ser utilizado pela CPU, o sistema escolhe um outro processo para descarregar e devolve o anterior da área que estava sendo utilizada para a memória principal, para que este possa ser executado novamente. E vai trabalhando assim até que os processos terminem.

(Fonte: Disponível em: http://www.jvasconcellos.com.br/unijorge/wp content/uploads/2011/04/ger_memo_swapping-2.pdf 

(http://www.jvasconcellos.com.br/unijorge/wp 

content/uploads/2011/04/ger_memo_swapping-2.pdf) . Acesso em: 28 de nov de 2019) 

Considerando as informações apresentadas, leia as hipóteses a seguir: I. A melhor técnica para resolver esse problema é a técnica swapping II. A melhor técnica para resolver esse problema é a memória virtual III. A melhor técnica para resolver essa situação é a trashing 

Você está fazendo o planejamento da solução para a empresa, qual ou quais técnicas escolhe? 

II, apenas. 

I, apenas. 

III, apenas. 

I e II, apenas. 

I e III, apenas. 

Pergunta 3 

O armazenamento e a recuperação de informações são atividades comuns para qualquer tipo de aplicação. Todo programa armazena e recupera dados da memória secundária. Essa é uma atividade essencial em praticamente todos os programas e processos executados pelo sistema operacional. 

Um processo deve ser capaz de ler e gravar dados de forma permanente nos dispositivos como discos, pen-drive e fitas, sob a forma de arquivos. Além disso,

um processo deve poder compartilhar estes arquivos com outros processos, especialmente em sistemas multiprocessados. 

Os arquivos são a forma como o sistema operacional permite a gravação e leitura de dados. Os dados gravados ou lidos estão armazenados em arquivos que possuem uma estrutura definida. Os arquivos podem armazenar tanto dados como programas do usuário. 

https://sites.google.com/site/proffernandosiqueiraso/aulas/11-gerencia-de memoria-virtual (https://sites.google.com/site/proffernandosiqueiraso/aulas/11- gerencia-de-memoria-virtual) 

Os arquivos são sempre identificados por uma extensão. Qual das extensões abaixo se refere a um compactador de arquivos? 

.exe 

.bmp 

.jpg 

.rar 

.png 

Pergunta 4 

Um diretório é uma subdivisão lógica de um sistema de arquivos, que permite o agrupamento de arquivos que se relacionam de alguma forma. Diretórios são frequentemente chamados de pastas em função de uma analogia presente nos sistemas Windows que mais recentemente foi adotada por diversos outros sistemas. 

A divisão proporcionada por um diretório é lógica, no sentido que não existe necessariamente uma divisão física das informações relativas a um diretório. Alguns sistemas como o Linux, permitem inclusive que um arquivo possa ser 

identificado por mais de um nome, que podem inclusive ser parte de diretórios diferentes num mesmo sistema de arquivos.

Um sistema computacional costuma lidar com milhares de arquivos. Assim é normal que existam centenas de diretórios para organizar esses arquivos. Assim, os próprios diretórios são também organizados em grupos, numa estrutura hierárquica, facilitando a recuperação de diretórios por usuários. 

Já a organização hierárquica significa que diretórios também são organizados em conjuntos por meio de outros diretórios. Assim podemos dizer que um diretório é um conjunto de arquivos e diretórios. Dessa forma, diretórios podem ser chamados de subdiretórios quando se faz referência aos diretórios que os contém. 

Essa organização hierárquica exige um ponto de partida; um diretório fixo a partir do qual todos os outros podem ser identificados. Esse ponto de partida é chamado de diretório raiz. 

(Fonte: Disponível em: http://professores.dcc.ufla.br/~bruno/aulas/arquivos-e diretorios.html (http://professores.dcc.ufla.br/~bruno/aulas/arquivos-e diretorios.html) . Acesso em: 28 de nov de 2019) 

Considerando as informações apresentadas, quando nos referimos a nível único em um diretório estamos nos referindo: avalie a opção correta: 

O nível único é uma estrutura que provê um diretório particular para cada usuário 

O nível único é considerado a implementação mais simples, contendo apenas um único diretório. 

O nível único é, na verdade, o primeiro espaço encontrado pelo sistema operacional para armazenar um arquivo 

O nível único tem como objetivo criar arquivos dentro do sistema operacional O nível único tem como objetivo armazenar blocos de arquivos de maneira organizada 

Pergunta 5 

A organização dos arquivos consiste no modo como os dados estão internamente armazenados, podendo, sua estrutura, variar em função do tipo de informação contida no arquivo. 

A forma mais simples de organização é através de uma sequência não estruturadas de bytes. A aplicação deve definir toda a organização, com vantagem da flexibilidade, porém de inteira responsabilidade da aplicação. 

Alguns Sistemas Operacionais estabelecem diferentes organizações de arquivos e cada arquivo deve seguir a um modelo suportado. 

As organizações mais conhecidas e implementadas são a sequencial, relativa e indexada. 

(Fonte: Disponível em: 

https://www.gsigma.ufsc.br/~popov/aulas/so1/cap10so.html (https://www.gsigma.ufsc.br/~popov/aulas/so1/cap10so.html) . Acesso em: 28 de nov de 2019) 

Considerando o texto acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: 

I. Quando usamos o método sequencial a gravação de novos registros só é possível no final do arquivo. 

PORQUE 

II. Possível acessar diretamente um registro qualquer de um arquivo, e, a partir deste, acessar sequencialmente os demais. 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. As asserções I e II são proposições falsas. 

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira


Sistemas Operacionais - Atividade Objetiva 3

 Atividade Objetiva 3 

Pergunta 1

A maioria dos computadores trabalha com o conceito de hierarquia de memória, possuindo uma pequena quantidade de memória cache, muito rápida, uma quantidade de memória principal (RAM) e uma quantidade muito grande de memória de armazenamento em disco (HD), considerada lenta. O problema básico para o gerenciamento de memória é que os programas atuais são muito grandes para rodarem, completamente, na memória cache. O gerenciador de memória deve ser capaz de controlar parte da memória que está em uso (e quais não estão), alocar memória para processos quando eles necessitam e desalocar quando eles terminam e, principalmente, gerenciar a troca entre a memória principal e o disco, quando a memória principal é muito pequena para armazenar todos os processos. 

Existem dois tipos de memória principal: a memória lógica e a memória física. A memória lógica é aquela manipulada pelos programas, ela é visível para os programas; sempre que um programa necessita alocar um espaço na memória esse espaço é alocado em memória lógica. A memória física é a memória implementada pelos circuitos integrados é nela que os espaços alocados em memória lógica vão realmente residir, portanto a memória física tem tamanho menor que a memória lógica, geralmente. Para isso é necessário realizar uma tradução de endereços lógicos para endereços físicos, pois assim um programa que aloca uma memória lógica possa ter de fato uma memória física alocada para si. Esse processo de tradução de endereços lógicos em endereços físicos é realizado por uma unidade de gerência de memória chamada MMU (Memory Management Unit). 

(Fonte: Disponível em:

https://pt.wikibooks.org/wiki/Sistemas_operacionais/Ger%C3%AAncia_de_m 

(https://pt.wikibooks.org/wiki/Sistemas_operacionais/Ger%C3%AAncia_de_mem%C3 . Acesso em 28 de nov de 2019) 

Foram desenvolvidas técnicas para o gerenciamento de memória, uma dessas técnicas é a alocação particionada estática. Compare as afirmações abaixo: 

I. Alocação particionada estática consiste em dividir a memória em partes menores para facilitar o gerenciamento, essas partes são normalmente chamadas de partições 

II. Alocação Particionada estática tem como meta fazer o programa utilizar de forma livre qualquer espaço na memória que esteja disponível, criando sua própria partição 

III. Alocação particionada é uma técnica que tem como meta aumentar o desempenho da memória e facilitar o gerenciamento 

É correto o que se afirma em: 

III apenas 

I e II apenas 

I, apenas 

I e III apenas 

II apenas 

Pergunta 2

Para que um sistema operacional seja eficiente, é fundamental que o gerenciamento da memória seja efetivo. Em ambientes multiprogramáveis, o gerenciamento eficiente da memória ganha relevância, pois dependerá disso o atendimento às necessidades dos usuários, dentro do tempo previsto, com desempenho adequado e seguro, efetuando o correto compartilhamento de recursos. 

Considerando o texto acima e o conteúdo visto, avalie as afirmações a seguir: 

I.Alocação Contígua Simples, Overlay, Alocação Particionada estática e dinâmica, são técnicas de gerenciamento de memória que podem ser utilizadas por sistemas operacionais. 

II.As técnicas Best-fit, Worst-fit, First-fit e Swapping, buscam otimizar o gerenciamento de memória feito pelos sistemas operacionais. 

III.As memórias RAM, ROM, Cache, são utilizadas como técnicas para gerenciamento de memória pelo sistema operacional. 

É correto o que se afirma em: 

III apenas. 

I e III apenas. 

I e II apenas. 

I, II e III apenas. 

II e III apenas. 

Pergunta 3

            Historicamente, a memória principal sempre foi vista como um recurso escasso caro. Uma das maiores preocupações dos projetistas foi desenvolver sistemas operacionais que não ocupassem muito espaço de memória e, a mesmo tempo,otimizassem a utilização dos recursos computacionais. A gerência de memória deve tentar manter na memória principal o maior número de processos residentes, permitindo maximizar o compartilhamento do processador e demais recursos computacionais. 

(Fonte: Disponível em: 

https://www.passeidireto.com/arquivo/38598658/sistemaoperacional material-de-apoio/4 

(https://www.passeidireto.com/arquivo/38598658/sistemaoperacional-material-de apoio/4) . Acesso em: 28 de nov de 2019) 

Para que o sistema principal consiga fazer corretamente o gerenciamento de memória, foram criadas algumas estratégias. Você é responsável pelo planejamento de um sistema, e precisa escolher uma estratégia que promova a melhor alocação. Análise as técnicas abaixo: 

I. Best Fit: estratégia conhecida promover a melhor alocação. 

II. Worst Fit: estratégia dinâmica que faz sempre as melhores escolhas para a alocação. 

III. First fit: por encontrar o primeiro lugar para a alocação, é a mais eficiente. Na sua opinião, qual das técnicas gerarão melhor resultado para a alocação: 

II, apenas 

II e III, apenas 

I, apenas 

I e III, apenas 

III, apenas 

Pergunta 4

A memória RAM é um tipo de tecnologia que permite o acesso aos arquivos armazenados no computador. Diferentemente da memória do HD, a RAM não armazena conteúdos permanentemente. É responsável, no entanto, pela leitura dos conteúdos quando requeridos. Ou seja, de forma não-sequencial, por isso, a nomenclatura em inglês de Random Access Memory (Memória de Acesso Aleatório). 

Para simplificar a lógica por trás da função da memória RAM, é possível fazer uma analogia com uma mesa de estudos, onde se reúne todo o material necessário para realizar os deveres de casa: como canetas, lápis, caderno e livros. Os materiais seriam os arquivos e a memória RAM, a mesa, onde tudo se reúne e o trabalho é feito. 

Trata-se de um recurso de valor bastante elevado e por isso, é considerado escasso, mas como os programas conseguem ser executados através da memória virtual não é um recurso que justifique o investimento alto, pois quanto mais processos forem executados na memória secundária ou virtual melhor será o desempenho do sistema computacional. 

(Fonte: Disponível em: https://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/02/o que-e-memoria-ram-e-qual-sua-funcao.html 

(https://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/02/o-que-e-memoria-ram-e-qual sua-funcao.html) . Acesso em: 28 de nov de 2019)(adaptado) 

Analise o texto acima e considera as alternativas abaixo. A partir disso, assinale a opção correta:

A primeira parte do texto está incorreta, pois a memória atua de forma sequencial o que invalida a resposta. 

O texto está totalmente correto. A memória RAM é um dos recursos mais caros de um sistema operacional, não se justifica um investimento tão alto. 

O texto está parcialmente correto. O primeiro trecho está correto, mas o investimento em memória, apesar de alto é fundamental para o bom desempenho do sistema operacional. 

O texto está incorreto apenas na parte em que afirma que a memória principal pode afetar o desempenho do sistema computacional 

Apenas a parte que fala do alto investimento da memória está correto, todo o resto está incorreto. 


Pergunta 5 

Gerenciador de Memória é a parte do SO que é responsável por cuidar de quais partes da memória estão em uso, quais estão livres, alocar memória a processos quando eles precisam, desalocar quando eles não necessitarem mais e gerenciar a troca dos processos entre a memória principal e o disco (quando a memória principal não é suficiente para manter todos os processos). 

(Fonte: Disponível em: https://alexcoletta.eng.br/artigos/gerenciamento-de memoria/ (https://alexcoletta.eng.br/artigos/gerenciamento-de-memoria/) . Acesso em: 24 de nov de 2019) 

O que podemos afirmar sobre a(s) função (ões) principal (s) da memória? 

A principal função da memória é gerenciar arquivos. 

As funções básicas da memória são decidir quais informações devem ser armazenadas e recuperar informações. 

A principal função da memória e realizar o swapping. 

A memória tem como principal função filtrar as informações que serão armazenadas. 

As principais funções da memória são codificar e armazenar informações, recuperar informações e esquecer informações.


Sistemas Operacionais - Atividade Objetiva 2 - fam

 Atividade Objetiva 2 

Pergunta 1

           Hardware é a parte física do computador, ou seja, o conjunto de aparatos eletrônicos, peças e equipamentos que fazem o computador funcionar. A palavra hardware pode se referir também como o conjunto de equipamentos acoplados em produtos que precisam de algum tipo de processamento computacional. A ciência que estuda o hardware é conhecida como arquitetura de computadores. 

Diferentemente do hardware, o software é a parte lógica do computador. Software é a manipulação, instrução de execução, redirecionamento e execução das atividades lógicas das máquinas. 

(Fonte: Disponível em: 

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/informatica/hardware-software.htm (https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/informatica/hardware-software.htm) . Acesso em: 28 de nov de 2019) 

A memória RAM pode ser considerada:

faz parte do software de aplicativo. 

um hardware. 

trata-se de uma alocação contígua. 

um software. 

e um hardware virtual. 

Pergunta 2 

Uma empresa de banco de dados, com centenas de processos a serem executados diariamente está mudando o tipo de arquitetura computacional que possui. O foco é investir em uma arquitetura que tenha grande capacidade de armazenamento e que seja capaz de interpretar muitas instruções, dessa forma o trabalho será agilizado e a empresa poderá investir em novos clientes, produtos e serviços. 

Tendo como base o texto acima, considere as afirmativas a seguir: 

I. A empresa deve implantar a arquitetura CISC pois é a mais indicada, pois tem a capacidade de interpretar muitas de instruções. 

II. A empresa deve implantar a arquitetura RISC além da arquitetura CISC, pois essa arquitetura acrescentará a otimização de processos. 

III. A empresa deverá implantar a arquitetura RISC e acrescentar as instruções por ciclo para melhorar o desempenho operacional.

I e II apenas 

III, apenas 

II, apenas 

II e III apenas 

I, apenas 


Pergunta 3 

Gerenciamento de Processos 

A execução de um programa envolve necessariamente a execução de suas instruções por uma CPU. Pode-se pensar em um processo como um programa em execução. 

Um serviço em um sistema batch é um processo. 

Um programa de usuário de um sistema de tempo 

compartilhado é um processo. 

Um tarefa de um sistema, como impressão pelo mecanismo 

de spooling(armazenamento temporário dos dados em disco), também é um processo. 

Assim como, chamadas ao sistema que permitam que os processos criem subprocessos a serem executados simultaneamente. 

(Fonte: Disponível em: http://www.noginfo.com.br/arquivos/SO_Parte_03.pdf (http://www.noginfo.com.br/arquivos/SO_Parte_03.pdf) . Acesso em: 28 de nov de 2019) 

Como explicar o uso da CPU para executar a memória RAM?

A ULA unidade lógica de aritmética é responsável pela execução da memória RAM 

Essa execução é realizada através de operações matemáticas, ou seja, através de aritmética, utilizando também operações de lógica como a movimentação de dados 

A execução da CPU é realizada através do software de aplicativo, pois só quando executamos um programa a CPU funciona 

A execução da CPU acontece por meio de lógica de programação de dados A execução da CPU é feita exclusivamente através de operações matemáticas 

Pergunta 4 

Para gerenciar todas as tarefas que um servidor de uma organização precisa executar, é necessário considerar todos os usuários que poderiam utilizar os recursos ao mesmo tempo, o processador dessa máquina, executará o programa de um usuário durante um tempo determinado, depois mudará de processo para atender outro usuário e assim por diante, para que o processador possa gerenciar todos os processos de maneira ordenada. 

Veja a figura: 

Considerando as informações apresentadas acima, assinale a opção correta.

Sistemas computacionais são compostos pela união entre os contextos de hardware e contexto de software. 

O processo de um sistema operacional enquanto executa um programa é composto basicamente por três partes: Espaço de Endereçamento, contexto de software e contexto de hardware. 

Os contextos de Hardware e contexto de software se comunicam para proporcionar uma 

experiência de realização do Espaço de Endereçamento para o usuário. 

Os sistemas operacionais até se utilizam de processos, mas ele é quem decide o contexto de hardware, o contexto de software e quais programas serão executados. 

Os contextos de Hardware devem tratar os programas, para que os mesmos sejam executados de forma transparente para os usuários. 

Pergunta 5 

A CPU (Central Processing Unit) trabalha diretamente com a memória RAM. Assim, todos os dados processados pelo chip são enviados pelos módulos de memória RAM. 

Acontece que a memória RAM é muito mais lenta do que o processador. Em outras palavras, ele processa dados mais rápido do que a memória RAM pode enviar. Isso resulta em longos períodos de ociosidade e, consequentemente, desperdício de capacidade do processador. 

(Fonte: Disponível em: 

https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/10/o-que-e-memoria cache-entenda-sua-importancia-para-o-pc.html 

(https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/10/o-que-e-memoria-cache entenda-sua-importancia-para-o-pc.html) . Acesso em: 28 de nov de 2019) 

Uma empresa contratou você para desenvolver a solução mais adequada para a situação acima. Você:

Planeja introduzir um novo sistema operacional mais eficiente para a situação 

Planeja reestruturar todos os processos de armazenamento, criando um ambiente mais dinâmico 

Planeja introduzir mais memória RAM para diminuir a ociosidade 

Planeja introduzir memória cache para diminuir a ociosidade. 

Planeja executar os processos de forma estruturada, para diminuir a fila de espera na execução de processos 

Enviar teste


AO2 - Sistemas Distribuidos - FAM - NOTA 10

  AO2   Sinalizar pergunta: Pergunta 1 Pergunta 1 Leia o texto abaixo:   Por conta da pandemia COVID – 19 (2020), Ana começou a trabalhar em...